A Herança Eterna de Deus!

Atos 20

            Quando falamos em herança, o que você pensaria, em primeiro lugar? Se buscarmos no dicionário, encontraremos que se trata de um patrimônio, incluindo bens, direitos e dívidas, deixado por alguém em razão do seu falecimento.

            Se olharmos na ótica deste mundo, este patrimônio se traduziria em coisas materiais, tais como casas, carros, dinheiro, empresas e até mesmo dívidas, que a pessoa falecida possa ter adquirido durante sua vida e deixado aos seus herdeiros.

            Aí faço uma nova pergunta: será que esta herança material durará para sempre e nunca perderá seu valor? A resposta não é tão simples, pois dependerá de como a pessoa que a recebeu administrou, porém se nos atentarmos a alguns fatos, bens materiais com o tempo se estragam, se deterioram, prova disso que o que a humanidade construiu no passado, muitas destas coisas nem mais existem hoje. Cidades, nações que no passado eram grandiosas, hoje não existe absolutamente mais nada. Dinheiro, se não for investido, também perde seu valor com o tempo. Dívidas, que devem ser pagas com os bens herdados, serão extintas.

            Mais uma pergunta: será que esta herança pode ser desonrada, ou seja, a pessoa que teria o direito possa tê-lo revogado, anulado? E a resposta é sim, pois se alguém contestar na justiça um testamento ou inventário, este pode sim ser anulado ou modificado por um juiz.

            Agora se voltarmos para o nosso versículo de estudo, a herança que está sendo falada certamente não é uma herança material, pois como está escrito, foi dada por Deus e através da Sua Graça, onde podemos concluir que se trata de uma herança espiritual. Mas como confirmar isto e o que significa que foi dada através da Graça de Deus? Para isto me recorro a seguinte passagem:

            Vejam que tanto a herança que o apóstolo Paulo se refere, descrita no livro de Atos, e a herança que Pedro relata em sua 1ª carta, ambas foram dadas pelo Pai (Deus), através de Jesus Cristo (Filho), que é a Palavra Viva do Senhor. E de forma semelhante a um testamento, que somente passa a ter validade a partir da morte do testador, a Herança de Deus, foi dada através da morte do Senhor, o próprio Deus, na figura de seu Filho Jesus Cristo.

            Além disto, diferente de uma herança material, podemos comprovar que esta herança espiritual foi dada pela Graça de Deus, ou seja, pela sua extraordinária misericórdia, àqueles que não tinham nenhum merecimento para recebê-la (todos nós), e que também se trata de uma aliança eterna, uma reconciliação que nunca se extinguirá, que nunca poderá ser desonrada, ou seja, anulada, e que nunca perderá o seu valor, pois ela está preservada, guardada nos céus.

            Mas continuando no nosso versículo base, quem tem direito a esta herança? Olhando para uma herança material, os herdeiros podem ser classificados como legítimos (segundo a lei vigente) ou testamentários (declarados no testamento, que pode ser qualquer pessoa). No caso da herança de Deus, Paulo fala que é dada aos santificados, e Pedro diz que é reservada aos que são protegidos pelo poder de Deus, por meio da fé. Vamos então entender isto, mas antes vejam as seguintes passagens:

            Se buscarmos a significado da palavra santo na bíblia, encontraremos que se trata de “todo aquele que é separado para Deus, consagrado”, e nas passagens acima, podemos ver que a santificação é um mandamento de Deus para que todo aquele que não vive mais na ignorância da Sua Palavra, ou seja, são considerados “filhos da obediência”, não se amoldam mais as paixões do mundo e vivem da mesma maneira que Jesus viveu quando esteve aqui na Terra.

            Mas notem algo muito importante, porque esta herança será somente revelada no final dos tempos, com a chegada da Salvação de todos os santos, e que será guardada, protegida pelo poder de Deus, por meio da fé no Testamento deixado por Jesus Cristo, o qual nos edifica, como seu corpo, sua igreja e que devemos permanecer unidos a Ele, para que não percamos este direito, conforme comprovado abaixo:

            Agora que estamos no final do nosso estudo, deixo a pergunta a todos nós: qual herança devemos pensar em primeiro lugar, a material ou a Herança de Deus? E deixo também esta passagem para nos ajudar na resposta:

            Fiquem na Paz do Senhor!

Fonte da imagem: https://natanrufino.com.br/textos/graca/eu-nao-estou-debaixo-da-lei-graca/ (dezembro/2024)

Deixe um comentário