Atos 18
9 Numa certa noite, o Senhor falou com Paulo por meio de uma visão, dizendo: “Não tenhas medo! Continua pregando e não te cales. 10 Pois Eu estou contigo, e nenhuma pessoa ousará fazer-te mal ou ferir-te, porquanto tenho muita gente nesta cidade”. 11 Assim, Paulo permaneceu ali durante um ano e seis meses, ensinando a Palavra de Deus ao povo. (KJA)
Esta passagem me faz lembrar um momento muito especial em minha vida e que me encoraja sempre a pregar a Palavra de Deus. É um testemunho de vida de como o Senhor pode falar com você de diversas maneiras e você certamente vai perceber quando Ele estiver falando contigo.
Não foi através de uma visão como Paulo teve, mas foi como uma voz falando dentro de mim, me aconselhando e me encorajando a fazer algo que, a princípio, eu estava com vergonha de fazer.
Era uma sexta-feira de manhã, quando eu estava indo ao trabalho, como normalmente fazia todos os dias, indo de metrô. Eu estava dentro do vagão, de pé, em frente a um casal sentado no banco, quando, não intencionalmente, comecei a prestar a atenção na conversa dos dois. Não tinha como não prestar atenção na conversa, quando percebi que o assunto era relacionado a uma prática que eu já fiz muito na minha vida, mas que naquele momento, me tocou de uma forma, que me chamou a atenção.
O rapaz pegou um jornal e deu a moça na seção do horóscopo. A moça leu e disse, não exatamente com estas palavras: “Ah, amor! Este horóscopo não está bom não! Não tem outro jornal?”. De repente o rapaz entrega um outro jornal para ela e então, para minha surpresa, ela diz a ele após ler: “Ah! Este está bem melhor!”.
Quase que imediatamente veio a minha a lembrança a seguinte Palavra de Deus:
Deuteronômio 4: 19 Tudo isso para que, ao levantardes vossos olhos em direção ao céu e observardes o sol, a lua, as estrelas e todos os demais corpos celestes, não vos deixeis seduzir por esses astros para adorá-los e a eles servir! Porquanto, são apenas coisas que Yahweh, vosso Deus, distribuiu entre todos os povos que vivem debaixo do céu. (KJA)
Só que como eu disse, fiquei com vergonha e receio de falar com o casal, pois não sabia como eles iam receber minha abordagem, pensando que estava sendo inconveniente escutando a conversa deles. Então não fiz nada naquele momento e segui meu destino ao trabalho.
Mas aí que veio o agir de Deus. Fiquei diversas vezes durante o dia e o final de semana pensando naquele momento. Fiquei com o peito apertado e um sentimento de que havia vacilado em obedecer ao mandamento de Deus de levar a sua Palavra a todas as pessoas. Mesmo porque foi de maneira semelhante que se deu minha verdadeira conversão a Jesus Cristo. Minha esposa e minha filha tinham recebido uma carta e uma revista infantil cristã de um rapaz no ônibus falando da Palavra de Deus e este foi o início de um caminhar com Cristo, para toda a minha família, a partir da obediência de um servo de Deus.
Bom, aí eu dobrei meus joelhos e pedi em oração a Deus que ele me colocasse de novo frente a frente com aquele casal para realizar aquilo que havia sentido em meu coração, mas que não conclui.
Na segunda-feira de manhã, lá estava eu novamente na estação do metrô, esperando o trem na plataforma, por sinal bastante cheia, quando de repente quem eu avisto, logo a minha frente, prontos para entrar no vagão? Sim, ele mesmo, o casal da sexta-feira! Confesso que soei frio naquele instante, mas entrei no mesmo vagão com eles. Como estava cheio, ficamos todos de pé e eu me aproximei do casal. Respirei fundo e tomei coragem em falar com eles.
Pedi licença a eles, pois estavam conversando entre si, me apresentando e contando em detalhes aquele momento que havia presenciado com eles na sexta-feira, falando inclusive o nome dos dois, que hoje não me lembro mais, pois já faz mais de 10 anos que isto aconteceu.
Lembro da reação da moça, que ficou me olhando com os olhos arregalados, talvez pensando, quem é este que ficou ouvindo a nossa conversa, e lembrando de todos os detalhes ocorridos? Pensei também, espero que o rapaz não fique bravo comigo ou queira tirar satisfação, só que também, de forma semelhante a Paulo, Deus havia garantido a ele que ninguém iria fazer mal ou feri-lo.
Aí eu perguntei se eles se importassem de eu ler uma passagem da bíblia e eles aceitaram de bom grado. Foi então que li esta passagem de Deuteronômio 4:19. Fiz uma breve explicação do contexto, dizendo que Deus havia ordenado a seu povo escolhido na época, o povo Hebreu, para que eles não adorassem nenhum astro do céu, pois tudo isto foi criado por Ele com o único propósito de que toda a Sua Criação era para somente e exclusivamente demonstrar a Sua Glória, e de mais ninguém, e somente a Ele prestar culto e adoração.
Após isto, deixei a seguinte pergunta para eles, não exigindo uma resposta, mas apenas que refletissem, que se o horoscopo fosse uma verdade, poderia ter duas versões totalmente divergentes e que poderíamos aceitar somente aquilo que nos agrada? Então deixei um conselho a eles, que é um hábito que hoje tenho para minha vida. Hoje não acredito mais em horóscopos, e todos os dias de manhã procuro buscar direção para meu dia na Palavra de Deus, lendo um trecho da bíblia, que tenho a certeza de que foi Ele quem preparou para mim naquele momento.
Para finalizar esta mensagem, gostaria de mostrar a única Verdade que acredito, nesta passagem:
Apocalipse 21: 1 Então vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra haviam passado; e o mar já não mais existia. 2 Vi também a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, adornada como uma linda noiva para o seu esposo amado. 3 E ouvi uma forte voz que procedia do trono e declarava: “Eis que o Tabernáculo de Deus agora está entre os homens, com os quais Ele habitará. Eles serão o seu povo e o próprio Deus viverá com eles, e será o seu Deus. 4 Ele lhes enxugará dos olhos toda a lágrima; não haverá mais morte, nem pranto, nem lamento, nem dor, porquanto a antiga ordem está encerrada!” (KJA)
Junto com o céu e a terra que serão recriados por Deus no Final dos Tempos, toda a doutrina, toda a filosofia, todas as crenças, toda a ciência criada pelo homem cairá junto com eles, mas a Palavra de Deus permanecerá a mesma, pois Ela é eterna e imutável, com podemos confirmar abaixo:
Mateus 24: 32 Portanto, aprendei com a parábola da figueira: quando, pois, os seus ramos se renovam e suas folhas começam a brotar, sabeis que está próximo o verão. 33 Da mesma forma vós: quando virdes todos esses acontecimentos, sabei que Ele está muito próximo, às portas. 34 Com toda a certeza Eu vos afirmo, que não passará esta geração até que todos esses eventos se realizem. 35 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão. (KJA)
Quanto ao casal? Nunca mais encontrei eles, porém fico em paz comigo mesmo em ter obedecido a Voz de Deus e em não ter me calado!
Fiquem na Paz do Senhor!
Fonte da imagem: https://unisale.com.br/pastoral/29-11-o-ceu-e-a-terra-passarao-mas-as-minhas-palavras-nao-hao-de-passar/ (novembro/2024)
