Atos 17
10 Então, logo ao cair da noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Bereia. Chegando ali, dirigiram-se à sinagoga local. 11 Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, porquanto, receberam a mensagem com vívido interesse, e dedicaram-se ao estudo diário das Escrituras, com o propósito de avaliar se tudo correspondia à verdade. (KJA)
Nesta passagem vamos estudar um momento que Paulo passou pregando a Palavra de Deus, para aprender como devemos nos portar diante de alguém que queira nos falar sobre fé e questões espirituais, ou como muitos dizem, discutir sobre religião.
Os apóstolos Paulo e Silas, após terem pregado na cidade de Tessalônica, na época capital da Macedônia, foram para a cidade de Bereia, também pertencente ao reino Macedônico, hoje situada na Grécia.
Em Bereia, Paulo e Silas tiveram uma experiência totalmente antagônica do que tiveram em Tessalônica. Enquanto em Bereia foram bem recebidos ao pregar a Palavra de Deus, em Tessalônica, um determinado grupo de judeus hostilizou a presença dos apóstolos, como podemos ver abaixo:
Atos 17: 1 E, tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga judaica. 2 Como fazia habitualmente, Paulo foi à sinagoga e por três sábados argumentou com aquele grupo de pessoas com base nas Escrituras, 3 explicando e comprovando que se fez necessário que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E proclamava: “Este Jesus que vos anuncio é o Messias!” 4 Assim, alguns dos judeus foram convencidos e se uniram a Paulo e Silas, bem como uma multidão de gregos obedientes a Deus e diversas senhoras da alta sociedade local. 5 Porém, os líderes judeus sentiram forte inveja e reuniram alguns homens perversos dentre os desocupados e, agitando a população, iniciaram um tumulto na cidade. (KJA)
Como era de costume, Paulo ao chegar em uma cidade, primeiramente visitava uma sinagoga judaica e ali se reunia com o povo para falar sobre as Escrituras Sagradas. Note que Paulo não usava nenhuma outra fonte de informação que não fosse a própria Palavra de Deus, a qual muitos líderes judeus se diziam profundos conhecedores, para argumentar a sua fé e questões espirituais.
Só que a Verdade, como diz o ditado: “doeu” para alguns líderes judeus, quando Paulo explicou e comprovou pelas Escrituras que Jesus Cristo, aquele que foi traído e morto pelo seu próprio povo, tinha que padecer por isso e ressuscitar dos mortos, para que não só o seu povo, mas toda a humanidade fosse redimida dos seus pecados e tivesse uma nova reconciliação com Deus.
É por isso que não costumo usar a palavra religião para me referir a fé e questões espirituais, pois se buscarmos a origem desta palavra no latim encontraremos a palavra “re-ligare” ou “religar”, a qual traz o significado de busca de um meio, ou caminho para se religar a Deus, só que as Escrituras Sagradas mostram algo totalmente contrário, conforme abaixo:
João 14: 6 Assegurou-lhes Jesus: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. (KJA)
Muitos judeus, e muito outros povos, não aceitaram e ainda não aceitam que Jesus Cristo é o Messias, o Salvador, pois se tornaram meros religiosos. Se diziam profundos conhecedores da Palavra de Deus, mas na sua essência, não praticavam. Eles se mantiveram presos a rituais e cerimonias na tentativa de alcançar a Deus e se reconciliar de seus pecados, quando na verdade foi Deus que veio como homem para resgatar a sua criação das trevas, do inimigo, como confirmamos a seguir:
João 1: 1 No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. 2 Ele, a Palavra, estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas através dele, e, sem Ele, nada do que existe teria sido feito. 4 Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens; 5 e a luz resplandece nas trevas, mas as trevas não a venceram. (KJA)
9 A Palavra é a luz verdadeira que, vinda ao mundo, ilumina a toda a humanidade. 10 Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito através dele, mas o mundo não o reconheceu. 11 Ele veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. 12 Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que creem no seu Nome; 13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (KJA)
14 E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. Vimos a sua glória, glória como a do Unigênito do Pai, cheio de graça e verdade. A proclamação de João Batista 15 João testemunha sobre Jesus e exclama, dizendo: “Este é Aquele de quem eu disse: Ele, o que vem depois de mim, tem a excelência, porquanto já existia antes de mim.” 16 E da sua plenitude todos nós temos recebido, graça sobre graça. 17 Porquanto a Lei foi dada por intermédio de Moisés; mas a graça e a verdade vieram através de Jesus Cristo. 18 Ninguém jamais viu a Deus; o Filho unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou. (KJA)
Com isso, podemos voltar ao centro da nossa mensagem, que é aprender com os bereanos que a única fonte que nós cristãos devemos buscar é a Bíblia, a Palavra do Senhor, a manifestação do próprio Deus, que é Jesus Cristo. Devemos nos aprofundar no seu estudo e ter como hábito diário a sua consulta para nos alimentar espiritualmente e fortalecer a nossa fé. E sempre ficarmos atentos a tudo o que nos falam a respeito dEla, pois a artimanha que o Diabo mais aperfeiçoou foi enganar as pessoas, e muitas vezes usando as próprias escrituras, como tentou fazer com Jesus Cristo no deserto.
Eu mesmo posso dar o testemunho que fui enganado por muitos anos, estudando a doutrina espírita, achando que ali tinha todas as minhas respostas, mas que na verdade, estava dando ouvido a demônios, quando achava que eram anjos ou espíritos elevados. O próprio Jesus Cristo, que todos os dias eu achava que falava com Ele, achava que era um espírito superior, mas eu negava a sua própria divindade. E foi exatamente no momento que li a passagem de João 1:1 que a venda da mentira caiu por terra e conheci a Verdade, aquela que me libertou.
Finalizo esta mensagem com alguns trechos da Escritura Sagrada para que não fiquem apenas nas minhas palavras:
II Coríntios 11: 12 O que faço, e seguirei fazendo, tem o objetivo de não dar oportunidade aos que procuram ocasiões de serem considerados iguais a nós nas obras de que se orgulham. 13 Porquanto, tais homens são falsos apóstolos, obreiros desonestos, fingindo-se apóstolos de Cristo. 14 E essa atitude não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. 15 Portanto, não é surpresa alguma que seus serviçais finjam que são servos da justiça. O fim dessas pessoas será de acordo com o que as suas ações merecem. (KJA)
Gálatas 1: 6 Estou chocado de que estejais vos desviando tão depressa daquele que vos chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho, 7 que na verdade, não é o Evangelho. O que acontece é que algumas pessoas vos estão confundindo, com o objetivo de corromper o Evangelho de Cristo. 8 Contudo, ainda que nós ou mesmo um anjo dos céus vos anuncie um evangelho diferente do que já vos pregamos, seja considerado maldito! (KJA)
Fiquem na Paz do Senhor!
Fonte da imagem: http://mensageirodejesus.com.br/jesus-caminho-para-salvacao/ (novembro/2024)
