Atos 16
30 Em seguida, conduzindo-os para fora, rogou-lhes: “Senhores, o que preciso fazer para ser salvo?” 31 Eles, prontamente lhe afirmaram: “Crê no Senhor Jesus, e assim serás salvo, tu e os de tua casa!” 32 E lhe ministraram a Palavra de Deus, bem como a todos de sua casa. (KJA)
Esta passagem é muito conhecida e traz uma promessa muito linda e preciosa de Jesus Cristo não só para você, amado leitor, mas para toda a sua família.
Apenas lembrando, este momento se deu quando Paulo e Silas haviam sido presos na cidade de Filipos, uma das colônias romanas da época, por terem expulsado o demônio de uma jovem escrava que fazia adivinhações, e que seus donos ganhavam dinheiro com ela, conforme podemos ver na passagem abaixo:
Atos 16: 16 E aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem escrava que estava tomada por um espírito que a usava para prognosticar eventos futuros. Dessa forma, ela arrecadava muito dinheiro para seus senhores, por meio de adivinhações. (KJA)
Percebendo que estes homens não iriam mais ganhar dinheiro agora que a sua escrava havia sido liberta do demônio, levaram Paulo e Silas aos magistrados da cidade, fazendo acusações que eles estavam trazendo perturbação e que pregavam costumes que eles consideravam ilícitos, como vemos abaixo:
Atos 16: 19 Percebendo que a sua esperança de lucro havia se esgotado, os proprietários da escrava agarraram Paulo e Silas e os arrastaram para a praça principal, diante das autoridades. 20 E, apresentando-os aos magistrados locais, os acusaram afirmando: “Estes homens, sendo judeus, perturbam a nossa cidade, 21 pregando costumes que a nós, romanos, não é lícito acatar e tampouco praticar!” (KJA)
Diante deste ocorrido, Paulo e Silas foram atacados e açoitados, culminando na sua prisão, como já conhecemos, e conforme a seguir:
Atos 16: 22 Então, uma multidão unânime os atacou, e os magistrados, rasgando-lhes as roupas, ordenaram que fossem açoitados com varas. 23 Depois de tê-los espancado muito, os jogaram na prisão, recomendando ao carcereiro que os vigiasse com toda atenção. 24 Havendo recebido tais ordens expressas, ele os lançou no cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. (KJA)
E foi lá na prisão que o sobrenatural ocorreu, como também conhecemos:
Atos 16: 25 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e entoando hinos de louvor a Deus, enquanto os demais presos os ouviam. 26 De repente, aconteceu um terremoto tão violento que os alicerces da prisão foram abalados. No mesmo momento, todas as portas se abriram, e as correntes que prendiam a todos se soltaram. 27 O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, desembainhou sua espada a fim de se matar, pois concluíra que os presos todos houvessem escapado. 28 No entanto, Paulo gritou: “Não te faças isso! Eis que estamos todos aqui!”, 29 Então, o carcereiro pediu luz, correu para dentro e, trêmulo, atirou-se aos pés de Paulo e Silas. (KJA)
E aqui já começamos a aprender algumas lições. Paulo e Silas, mesmo diante de uma grande aflição não deixaram de praticar a coisa mais importante na vida de todo o cristão, e para isto recorro as próprias palavras de Paulo, dirigido pelo Espírito Santo, que são:
I Coríntios 13: 13 Sendo assim, permanecem até o momento estes três: a fé, a esperança e o amor. Contudo, o maior deles é o amor! (KJA)
Exatamente, amado leitor: o amor! Paulo e Silas primeiramente adoraram a Deus, demonstrando o verdadeiro amor ao Senhor, o qual fez o sobrenatural acontecer, libertando não só eles, mas todos os prisioneiros que ali estavam ouvindo as orações e hinos deles. Depois disso, Paulo demonstrou o seu amor pelo próximo, impedindo que o carcereiro se matasse ao achar que todos os presos haviam fugido e que ele seria punido por não ter os vigiado.
Diante deste momento de desespero, o carcereiro rogou a Paulo e Silas para que o salvasse e dirigidos pelo Espírito Santo, eles prontamente responderam com uma das mais lindas promessas de Deus: “Creia tão somente em Jesus Cristo e serão salvos tu e tua casa!”.
Mas talvez venha a pergunta, o que significa realmente “crer em Jesus Cristo”? Para isso recorro a passagem abaixo:
João 3: 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (KJA)
Simplesmente assim: Deus demonstrou o seu amor pelo mundo, entregando o seu Filho Jesus Cristo para nos salvar e é isto que Ele quer que façamos: ame a sua família de tal maneira que você queira realmente levar Jesus Cristo para sua casa. Paulo e Silas sabiam disso, conforme demonstrado no versículo 32 que disse que eles ministraram a Palavra de Deus a todos os da casa do carcereiro, e vejam abaixo o que tal ato trouxe como recompensa:
Atos 16: 33 Naquela mesma hora da noite, tomando-os consigo, lavou-lhes os ferimentos; e logo foi batizado, ele e todas as pessoas de sua casa. 34 Então, insistiu para que subissem à sua casa, onde lhes preparou mesa farta; e, com todos os seus, expressava grande júbilo, por haverem crido em Deus. (KJA)
Para finalizar, deixo esta passagem para reflexão:
Apocalipse 3: 20 Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo. (KJA)
Fiquem na Paz do Senhor!
Fonte da imagem: https://escola-dominical-infantil.blogspot.com/2015/06/paulo-e-silas-cantando-na-prisao.html (outubro/2024)
