Atos 13
9 Contudo, Saulo, que traduzido é Paulo, cheio do Espírito Santo, olhando atentamente para Elimas o repreendeu dizendo: 10 “Tu estás cheio de toda mentira e malignidade. Filho do Diabo, inimigo de tudo o que é justo. Quando cessarás de perverter os retos caminhos do Senhor? (KJA)
Vamos primeiramente entender o contexto desta passagem, para depois entrarmos no seu estudo. Aqui os apóstolos Paulo e Barnabé, dirigidos pelo Espírito Santo, foram para a ilha de Chipre, antiga província romana da época, para pregarem a Palavra de Deus, conforme podemos ver confirmar em:
Atos 13: 2 Enquanto serviam, adoravam e jejuavam ao Senhor, o Espírito Santo lhes ordenou: “Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a missão a qual os tenho chamado”. 3 Diante disso, depois que jejuaram e oraram, lhes impuseram as mãos e os enviaram. 4 Dirigidos, portanto, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. 5 Chegando em Salamina, proclamaram a Palavra de Deus nas sinagogas judaicas. João Marcos os seguia para auxiliá-los. (KJA)
Chegando em Pafos, cidade portuária de Chipre, encontraram um judeu chamado Bar-Jesus, que em aramaico significa filho de Jesus, também conhecido como Elimas, praticamente de feitiçaria e falso profeta, e assessor do procônsul Sergio Paulo, este que havia chamado Paulo e Barnabé, pois deseja conhecer a Palavra de Deus, conforme confirmamos abaixo:
Atos 13: 6 Depois de atravessarem toda a ilha até Pafos, encontraram um judeu, chamado Bar-Jesus, que praticava feitiçaria e era falso profeta. 7 Ele assessorava o procônsul Sérgio Paulo, homem de grande inteligência. Este, mandou chamar Barnabé e Saulo, pois desejava conhecer a Palavra de Deus. (KJA)
Porém Elimas, vendo tudo isto, tentou afastar os apóstolos do procônsul, para o desviar da sua fé, conforme a seguir:
Atos 13: 8 No entanto, Elimas, o mago – pois é assim que se traduz o nome dele – opunha-se a eles, tentando desviar o procônsul da fé. (KJA)
E aí, chegamos nos versículos da nossa mensagem, onde Paulo, cheio do Espírito Santo, logo percebeu o espírito do engano que havia em Elimas, repreendendo-o da sua mentira e malignidade, chamando-o de Filho do Diabo. Mas porque Paulo o chamou deste nome, sendo que Elimas era conhecido com filho de Jesus? Para isto, vou me recorrer a uma passagem do próprio Cristo:
João 8: 39 Eles contestaram a Jesus, dizendo: “Abraão é nosso pai.” Mas Jesus os corrigiu: “Se fôsseis filhos de Abraão, vós faríeis as obras de Abraão. 40 Mas, ao contrário, agora procurais matar a mim, um homem que vos tem declarado a verdade, a qual ouviu de Deus. Abraão não procedeu assim. 41 Vós fazeis as obras de vosso pai.” Então lhe asseveraram: “Nós não nascemos de fornicação; nós temos um só Pai, Deus.” 42 Replicou-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, vós me amaríeis, pois Eu procedo de Deus e estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas Ele me enviou. 43 Por que vós não podeis entender minha linguagem? É porque vós sois incapazes de ouvir a minha Palavra. 44 Vós pertenceis ao vosso pai, o Diabo; e quereis realizar os desejos de vosso pai. Ele foi assassino desde o princípio, e jamais se apoiou na verdade, porque não existe verdade alguma nele. Quando ele profere uma mentira, fala do que lhe é próprio, pois é um mentiroso e pai da mentira. (KJA)
Aqui Jesus estava repreendendo os judeus que queriam O matar, dizendo-se filhos de Deus, chegando ao ponto de dizer que Ele foi fruto de fornicação de José e Maria, não acreditando que era o Único Filho de Deus, mas mostrando realmente a quem eles pertenciam, que é o Diabo, pai da mentira.
E assim, chego no centro do nosso estudo, não por minhas palavras, mas conforme a Palavra de Deus, para alertar a você amado leitor dos falsos profetas, daqueles que se intitulam filhos de Deus, mas que na verdade são filhos do Diabo, de todo aquele que quer enganar o seu próximo, que verte malícia dos seus pensamentos e da sua boca, que é contrário a Palavra de Deus e que vive atrapalhando a Obra do Senhor. Fique atento as suas atitudes, comportamentos, pois não precisa chegar ao extremo de ser com Elimas, o mágico, falso profeta. Uma simples atitude contrária a Palavra de Deus, nos coloca em uma posição que certamente não gostaria de estar. As escrituras nos falam que ao aceitarmos Jesus Cristo como nosso Único e Suficiente Salvador, passarmos pelo Batismo das Águas, o Espírito Santo nos testifica como filhos de Deus. Por isso, se nossas ações levam o Espírito Santo a nos testificar o contrário, trata-se de livrar imediatamente de tudo o que separa de Deus.
Finalizo minha mensagem, não com minhas palavras, mas com a Verdade:
Romanos 8: 14 Porquanto, todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15 Pois vós não recebestes um espírito que vos escravize para andardes, uma vez mais, atemorizados, mas recebestes o Espírito que os adota como filhos, por intermédio do qual podemos clamar: “Abba, Pai!” 16 O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. 17 Se somos filhos, então, também somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se realmente participamos dos seus sofrimentos para que, da mesma maneira, participemos da sua glória. (KJA)
Fiquem na Paz do Senhor!
Fonte da imagem: <https://igrejadojubileu.wordpress.com/2015/07/01/saulo-e-elimas-uma-experiencia-quase-identica/> (julho/2024)
