Atos 12
13 Eis que Pedro chega e bate à porta do alpendre, e uma serva chamada Rode veio atender. 14 Assim que reconheceu a voz de Pedro, tomada de grande alegria, ela correu de volta, sem abrir a porta, e exclamou: “É Pedro! Ele está lá fora, à porta!” 15 Todavia, eles lhe replicaram: “Estás fora de si!” Mas, diante da forte insistência da mulher em afirmar que era Pedro, ponderaram-lhe: “Ora, é possível que tenhais visto o anjo dele”. (KJA)
Quantas vezes buscamos a Deus em oração por uma benção, um milagre e, deixados envolvidos por uma circunstância, ou pelas vozes do mundo, não damos ouvidos a nossa fé, aquela voz que parece vir de dentro nós, trazendo a resposta que buscamos?
Nesta passagem acima, podemos aprender uma linda lição com esta mulher chamada Rode que não deixou as vozes do mundo abafarem a voz que vinha do seu coração.
Por isso, vamos entender o contexto a qual ela se insere, para nos ajudar neste estudo.
No princípio da igreja de Cristo, seus discípulos foram duramente perseguidos, chegando muitos serem mortos, outros sendo perseguidos e julgados até mesmo pelo seu próprio povo, como foi Jesus.
Aqui veremos a ocasião em que Tiago foi morto a espada e Pedro lançado a prisão, durante o reinado de Herodes, conforme a seguir:
Atos 12: 1 Naquela mesma ocasião, o rei Herodes mandou prender alguns que pertenciam à igreja, com o objetivo de maltratá-los, 2 e matou a Tiago, irmão de João, por execução ao fio da espada. 3 Observando que essa atitude agradava aos judeus, prosseguiu, ordenando também a prisão de Pedro, durante a festa dos pães sem fermento. 4 Tendo-o prendido, mandou que fosse jogado ao cárcere e determinou que fosse vigiado por quatro escoltas com quatro soldados cada uma. Herodes tinha a intenção de apresentá-lo em julgamento público logo após a Páscoa. (KJA)
Diante desta terrível ocasião, a igreja de Cristo estava em oração, pedindo a Deus a libertação de Pedro, como vemos no verso seguinte:
Atos 12: 5 Assim, Pedro estava detido no cárcere, mas a igreja orava fervorosamente a Deus a favor dele. (KJA)
E agora vejam que Deus responde a oração do seu povo, trazendo Pedro em segurança, de uma maneira extraordinária, como podemos ver a seguir:
Atos 12: 6 E aconteceu que, na noite anterior ao dia em que Herodes pretendia submetê-lo a julgamento, Pedro estava dormindo entre dois soldados, com algemas presas a duas correntes, e as sentinelas guardavam o cárcere diante da porta. 7 Subitamente, surgiu um anjo do Senhor e Sua luz resplandeceu na prisão. Então, o anjo tocou o lado de Pedro e o fez acordar, ordenando: “Levanta-te, depressa!” E, em seguida, as algemas caíram dos punhos de Pedro. 8 E o anjo continuou a orientá-lo: “Veste a tua roupa e calça as sandálias”. E Pedro assim o fez. Disse-lhe ainda o anjo: “Põe a tua capa e segue-me!” 9 Ao sair, Pedro o seguiu, mesmo sem saber se o que estava acontecendo por meio do anjo era, de fato, real, pois lhe parecia fruto de uma visão. 10 Todavia, passaram a primeira e a segunda sentinela e chegaram ao portão de ferro que dava acesso à cidade. Este se abriu por si mesmo para eles, e passaram. Tendo saído, caminharam ao longo de uma rua e, de repente, o anjo se afastou dele. 11 Foi quando Pedro caiu em si e disse: “Agora entendo, sem qualquer sombra de dúvida, que o Senhor enviou seu anjo e me libertou das mãos de Herodes e de tudo o que o povo judeu tramava contra mim”. 12 Depois de assim refletir, colocou-se a caminho da casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde muitas pessoas estavam reunidas em oração. (KJA)
Tendo passado todo este surpreendente acontecido, Pedro chega à casa onde se encontrava seus irmãos de fé orando por ele, batendo à porta e chamando por eles lá dentro, como vimos nos versículos iniciais de nosso estudo, porém, para nova surpresa, ninguém abre a porta de imediato e, apenas Rode, reconhecendo a voz de Pedro, tomada de alegria, corre ao encontro dos demais para dizer o que havia escutado.
Vejam que todos lá dentro da casa, que estavam orando por Pedro, não acreditavam mais que seria possível ele sair vivo da prisão, pois Tiago já havia sido morto à espada. Chegaram ao ponto de pensar que Rode estava louca ou que era o anjo dele vindo anunciar talvez a sua morte, penso eu. Mas Pedro, insistindo a bater, finalmente abriram e o viram, mas ainda sim ficaram espantados, como confirmamos a seguir:
Atos 12: 16 Entretanto, Pedro continuou batendo e, quando, enfim, abriram a porta e o viram, ficaram atônitos. (KJA)
E não para pôr ai. Veja, que ao que parece, e sem saber exatamente o motivo, Pedro não entra na casa, mas apenas conta o ocorrido e sai dali e vai para outro lugar, conforme vemos:
Atos 12: 17 Ele, por sua vez, fazendo-lhes sinais com a mão para que se calassem, explicou-lhes como o Senhor o havia libertado do cárcere, e pediu-lhes: “Anunciai isso a Tiago e aos demais irmãos”. E, saindo, retirou-se para outro lugar. (KJA)
E é aí que quero chegar mostrando que muitas vezes deixamos uma circunstância ruim, ou até mesmo pessoas próximas a nos matar a nossa fé, fazendo-nos desacreditar até daquilo que buscamos como resposta de Deus em nossas orações, e que Ele mesmo está a porta do nosso coração, batendo e pedindo para entrar, e nós simplesmente o deixamos de fora. Por isso, deixo esta passagem do próprio Jesus Cristo nos ensinando como devemos sustentar a nossa fé:
Apocalipse 3: 20 Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo. (KJA)
Se ouvir a Voz do Espírito Santo falando ao seu coração, dizendo que Jesus está a porta da sua casa, da sua família, te pedindo para entrar, não o deixe de fora, convide-o para cear contigo, porque senão, talvez Ele possa simplesmente se retirar para outro lugar que o receba de portas abertas.
Fonte da imagem: https://verdadeiramentevosdigo.blogspot.com/2018/11/pedro-liberto-da-prisao-aula-biblica-03.html (maio/2024)
Fiquem na Paz do Senhor!
