Não consideres impuro o que Deus purificou!

Atos 10

Veja que precioso ensinamento Pedro aprendeu e nos traz também uma lição que muitas vezes esquecemos na nossa vida de cristão.

Para entendermos este ensinamento, precisamos compreender o contexto que se insere estas passagens.

Havia um centurião romano na cidade de Cesaréia, por nome Cornélio, considerado por muitos ser um homem piedoso e temente a Deus, mas que a frente veremos que não era batizado pelo Espírito Santo e que portanto, não era salvo.

Este homem, um dia, teve uma visão de um anjo de Deus, que lhe falou que Deus reconhecia suas obras, mas que ainda era necessário ele conhecer a Verdade, a Palavra de Deus, através de apóstolo Pedro. Este anjo ordenou a Cornélio que enviasse homens a seu serviço para buscar Pedro na cidade de Jope, conforme vemos abaixo:

No dia seguinte, enquanto Pedro orava, teve também uma visão de algo extraordinário, conforme descrito abaixo:

Note que nesta passagem, já temos um primeiro ensinamento importante. Aqui Pedro, apesar de ser um servo de Jesus, ainda demonstrou apego as suas crenças anteriores. Ele por três vezes, da mesma forma como negou conhecer Jesus, questionou a ordem de Deus que comesse aqueles animais, considerados pelos judeus como alimentos impuros. E aqui fica também uma lição a nós cristãos que não podemos esquecer. Somos novas criaturas em Cristo e, portanto, toda religiosidade precisa ser abandonada.

Enquanto Pedro tentava entender o significado desta visão, os homens enviados por Cornélio estavam a porta da sua casa e aí, o Espírito Santo ordenou que ele não temesse estes homens e que fosse com eles a Cesaréia. Confirmamos isto na passagem abaixo:

Novamente temos uma lição importante de sempre estarmos atentos a voz do Espírito Santo, pois é Ele que nos orienta a fazer a Vontade de Deus e que nos assegura que não precisamos temer.

              Chegando a Cesareia, Pedro, que estava sendo dirigido pelo Espírito Santo, começa já atuar conforme a Vontade de Deus, como podemos ver a seguir:

Aqui nesta passagem, já temos dois novos ensinamentos: o primeiro através de Cornélio que jamais devemos nos prostar e adorar a qualquer ser, exceto ao Senhor. O segundo foi através de Pedro, que demonstrou ser um verdadeiro discípulo de Jesus, não julgando ou discriminando uma pessoa por conta da sua crença, posição, nacionalidade e recebendo-a como ela é, conforme ordem de Deus.

Cornélio explica a Pedro o motivo de o ter chamado a sua cidade, como já vimos anteriormente, porém o mais importante de tudo é que Deus já tinha preparado tudo para que todas as pessoas ali presentes fossem salvas, conforme vemos nesta passagem:

E aí, finalizando, vemos a Obra de Deus sendo verdadeiramente cumprida, conforme abaixo:

E o propósito da Obra Redentora de Jesus alcançado a todos os que nEle crê:

Fonte da imagem: https://abibliatemtodaverdade.blogspot.com/2015/04/o-que-de-fato-que-dizer-visao-de-pedro.html (maio/2024)

Fiquem na Paz do Senhor!

Deixe um comentário