Atos 9
15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel; 16 pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome. (JFA)
A passagem acima foi extraída de uma narrativa muita conhecida na bíblia onde descreve o momento do chamado e conversão de Saulo, judeu seguidor e profundo conhecedor da Torá (os cinco primeiros livros da bíblia), o qual foi grande perseguidor dos discípulos de Jesus, no conhecido apóstolo Paulo, homem escolhido pelo Senhor Jesus Cristo para pregar o Evangelho para judeus e não judeus, e escrever grande parte do Novo Testamento, como vemos nesta passagem:
Atos 9: 1 Saulo, porém, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote, 2 e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, caso encontrasse alguns do Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. 3 Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu; 4 e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5 Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; 6 mas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer. 7 Os homens que viajavam com ele quedaram-se emudecidos, ouvindo, na verdade, a voz, mas não vendo ninguém. 8 Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via coisa alguma; e, guiando-o pela mão, conduziram-no a Damasco. 9 E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu. (JFA)
Agora, continuando nosso estudo, se prestarmos a atenção na nossa passagem base, tem uma palavra que tem um profundo significado na vida do cristão, onde podemos tirar muitos ensinamentos. Esta palavra é “vaso” e aí vamos buscar entender por que Jesus comparou Paulo a um vaso escolhido.
Na antiguidade era muito comum utilizar vasos, normalmente feitos de barro, para se guardar e transportar líquidos, alimentos e sementes, e especificamente na bíblia, vemos muito a utilização dos vasos de barro para armazenar o azeite, o óleo extraído da oliva que tinha diversas utilizações na culinária, como medicamento, perfume, combustível para iluminação, entre outras aplicações.
Além do seu valor econômico, o azeite tinha um valor simbólico importante, pois representava a unção do Espírito Santo de Deus. Era usado na consagração de reis, profetas e sacerdotes, na cura de enfermos e libertação de oprimidos, frequentemente visto sua utilização na bíblia. Esta simbologia podemos confirmar em algumas passagens abaixo:
Tiago 5: 14 Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor. (JFA)
Marcos 6: 13 Expulsavam muitos demônios e ungiam muitos doentes com óleo e os curavam. (JFA)
I Reis 19: 16 Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta. (JFA)
Quando Jesus comparou Paulo a um vaso escolhido, Ele estava exatamente mostrando que o apóstolo seria grandiosamente usado para pregar a Palavra de Deus, curar enfermos e libertar oprimidos, e isto somente através da unção do Espírito Santo que passaria a receber, conforme a passagem abaixo:
Atos 9: 17 Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. (JFA)
Só que para isso, para realização desta obra, Paulo seria reconstruído e capacitado através de padecimento e provações por conta do Nome de Jesus Cristo, para que ele fosse moldado, purificado e fortalecido, de forma semelhante ao processo de preparação de um vaso de barro. Este processo é muito natural na vida do cristão e foi descrito também de forma simbólica nesta passagem:
Jeremias 18: 1 A palavra que veio do Senhor a Jeremias, dizendo: 2 Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. 3 Desci, pois, à casa do oleiro, e eis que ele estava ocupado com a sua obra sobre as rodas. 4 Como o vaso, que ele fazia de barro, se estragou na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme pareceu bem aos seus olhos fazer. 5 Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 6 Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel. (JFA)
Assim, amado leitor, se em sua vida estiveres passando por sofrimento e provações, como um vaso que está todo quebrado e precisará ser moído até virar pó, para depois se acrescentar água da Fonte da Vida, que é a Palavra de Deus e tornar-se barro de novo, passar pela mão do oleiro, o nosso Senhor, que o amassará e o moldará para tomar a forma que Ele deseja e, por fim, passar pelo Seu Fogo Consumidor, para que ganhe a resistência e beleza tirando todas as impurezas, não te desanimes, pois você foi escolhido por Jesus Cristo para ser um vaso de honra e carregar toda a unção do Espirito Santo.
Fiquem na Paz do Senhor!
Fonte da imagem: criado por Copilot | Designer (abril/2024)
