Atos 8
20 Diante disto, replicou-lhe Pedro: “Que o teu dinheiro siga contigo para tua perdição, pois intentaste comprar, por meio dele, o dom gratuito de Deus! (KJA)
Para começar, vamos entender a quem e porque Pedro estava fazendo tal repreensão.
Estavam os discípulos de Jesus pregando a Palavra de Deus por diversas regiões, dentre elas, na cidade de Samaria, onde tinha um feiticeiro chamado Simão, que impressionava toda a população desta localidade com suas falsas manifestações de poder divino, como vemos na passagem:
Atos 8: 9 Havia um homem chamado Simão que, há algum tempo, vinha praticando feitiçaria na cidade. E isso impressionava toda a população de Samaria. Ele se dizia poderoso e notável, 10 e todas as pessoas, das mais simples às mais ricas, davam-lhe grande crédito e exclamavam: “Este homem exerce um poder divino, chamado o Grande Poder!” 11 E muitos o seguiam, pois vinham sendo iludidos por ele há bastante tempo por meio de suas artes mágicas. (JFA)
Durante estas pregações, Filipe, um dos discípulos de Jesus, estava anunciando as Boas Novas do Reino de Deus e do Nome de Jesus Cristo, onde muitas pessoas creram nele e foram batizadas. Vendo o tal Simão grandes sinais e maravilhas que os discípulos realizavam, também creu e foi batizado, porém ele os acompanhava com muita curiosidade, conforme abaixo:
Atos 8: 12 Contudo, quando Filipe lhes pregou as Boas Novas do Reino de Deus e do Nome de Jesus Cristo, creram nele, e foram batizados, tanto homens quanto mulheres. 13 O próprio Simão, da mesma forma, creu e foi batizado, e acompanhava com curiosidade a Filipe por toda parte, contemplando perplexo os grandes sinais e maravilhas que eram realizados. (JFA)
Ouvindo os apóstolos, que inicialmente ficaram em Jerusalém, sobre tais realizações, e que o povo de Samaria havia acolhido a Palavra de Deus, decidiram enviar Pedro e João para lá, para que orassem por estas pessoas a fim de que elas recebessem o Espírito Santo, pois até aquele momento, só tinham sido batizadas em o Nome do Senhor Jesus Cristo, conforme a seguir:
Atos 8: 14 Então, os apóstolos de Jerusalém, ouvindo que o povo de Samaria havia acolhido a Palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. 15 Estes, assim que desceram até eles, oraram para que recebessem o Espírito Santo, 16 porquanto o Espírito ainda não havia sido derramado sobre nenhum deles; tinham apenas sido batizados em o Nome do Senhor Jesus. 17 Sendo assim, à medida em que Pedro e João lhes impunham as mãos, recebiam estes o Espírito Santo. (JFA)
Observando Simão que o Espírito Santo era concedido por meio da imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu dinheiro a eles para que o dessem este poder, mas foi aí que o apóstolo Pedro o repreendeu com as palavras que acabamos de ver acima, acrescentando também estas a seguir:
Atos 8: 18 Observando Simão que o Espírito era concedido por meio da imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro, 19 propondo: “Dai-me também a mim este poder, para que a quem eu impuser as mãos, ganhe o Espírito Santo!
21 Tu não tens parceria nem porção neste ministério, porque o teu coração não é honesto perante Deus. 22 Arrepende-te, portanto, dessa tua malignidade e ora ao Senhor; é possível que te seja perdoada a intenção do teu coração; 23 pois vejo que estás cheio de amargura e atado pelos laços do pecado”. (JFA)
Diante destas passagens podemos aprender muitos ensinamentos para nossa vida cristã para que não venhamos cometer erros durante nossa jornada.
O primeiro deles é que não basta dizer que cremos na Palavra de Deus e recebermos o batismo pelo Nome do Senhor Jesus Cristo para pensarmos que já somos salvos, pois até os demônios temem a este Nome, porém não são honestos perante Deus, pois basta alguém dar uma brecha a eles, que logo voltam a praticar suas obras malignas. Faço desta passagem minha confirmação:
Atos 8: 6 Assim que o povo ouviu a Filipe, e viu os sinais e maravilhas que ele realizava, deu unânime e absoluta atenção ao que ele ensinava. 7 Porquanto os espíritos imundos abandonavam a muitos, aos berros, e um grande número de paralíticos e aleijados eram curados. (JFA)
Segundo, que o dom da Graça de Deus é gratuito e aquele que escolhe o caminho do pecado, sua recompensa será a morte, ou seja, a separação eterna do Senhor, como vemos nesta passagem abaixo:
Romanos 6: 23 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por intermédio de Cristo Jesus, nosso Senhor! (JFA)
E terceiro, mas não o último de milhares de ensinamentos que a Palavra de Deus nos dá, é que temos que buscar o batismo do Espírito Santo para que Seus Dons se manifestem em nossas vidas e verdadeiramente sejamos dignos de entrar no Reino de Deus, conforme o Mestre Jesus disse em:
João 3: 5 Arrazoou Jesus: “Em verdade, em verdade te asseguro: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. (JFA)
Fiquem na Paz do Senhor!
Fonte da imagem: <https://umamensagemdevida.com.br/2014/02/quem-voce-escolhe/> (abril/2024)
