O Espírito Santo nos dá poder!

Esdras 8:21

Então, ali perto do riacho Aava, dei ordem para que houvesse um dia dedicado ao jejum. Todos nós deveríamos nos ajoelhar em sinal de humilhação e orarmos, suplicando a Deus que nos dirigisse nossa viagem, nos protegesse juntamente com nossos filhos e os bens que levávamos. (KJA)

Para entendermos o contexto desta passagem, precisamos voltar ao capítulo 1º do livro de Esdras onde descreve o momento histórico que o povo de Deus estava passando.

Esdras 1: 1 No primeiro ano do reinado de Córesh, Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a Palavra de Yahweh, o SENHOR, anunciada por Jeremias, Yahweh moveu o coração de Ciro, rei da Pérsia, para que fizesse uma proclamação, por escrito e de viva voz, em todo o território de seu domínio, dizendo o seguinte: 2 “Assim fala Ciro, rei da Pérsia: ‘Yahweh, o Deus do universo, entregou em minhas mãos todos os reinos da terra; ele me encarregou de construir para sua pessoa uma Casa em Jerusalém, nas terras de Judá. 3 Sendo assim, todo aquele que, dentre vós, pertence ao seu povo, sê livre desde agora e parta para Jerusalém de Judá, e construa de novo o Templo de Yahweh, o SENHOR, o Deus de Israel. Ele é o Deus cujo Nome é adorado e habita em Jerusalém. 4 E que todo sobrevivente, qualquer que seja o lugar em que esteja morando, seja ajudado pelos homens de sua vizinhança com prata, ouro, bens e animais, além das ofertas voluntárias para a reedificação da Casa de Deus em Jerusalém!” (KJA)

Após 70 anos de cativeiro na Babilônia, conforme profetizado em Jeremias 29:10-11, o povo judeu começou a retornar para Jerusalém, segundo ordem de Deus dada ao rei Ciro da Pérsia, para reconstrução do templo e da cidade, também profetizado em Isaias 44:28.

Jeremias 29: 10 “Assim diz Yahweh: ‘Quando se completarem os setenta anos da Babilônia, Eu cumprirei a minha promessa a vosso favor, de trazer-vos de volta para este exato lugar. 11 Porquanto somente Eu conheço os planos que determinei a vosso respeito!’, declara Yahweh, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dor e prejuízo, planos para dar-vos esperança e um futuro melhor.… (KJA)

Isaias 44: 28 que digo acerca de Ciro: Ele é meu pastor e realizará tudo o que me agrada; ele ordenará acerca da Cidade de Jerusalém: ‘Tu serás reedificada!’, e quanto ao templo: ‘Eis que teus alicerces sejam lançados!’” (KJA)

Neste retorno a Jerusalém, na segunda leva de judeus, Esdras, um escriba, isto é, um mestre da Lei de Moises recebe, por decreto do rei persa Artaxerxes, todo o apoio para reestabelecer o Culto ao Senhor no Novo Templo de Deus. Tudo isto só foi possível porque Esdras havia disposto em seu coração a conhecer a Lei do Senhor, a praticá-la, e ensiná-la em Israel.

Esdras 7: 1 Passados estes acontecimentos, na época do reinado de Artaxerxes, rei da Pérsia, viveu um homem chamado Ezrá ben Seraía, Esdras, … 6 Este Esdras veio da Babilônia. Ele era escriba, isto é, mestre, e conhecia muito bem toda a Torá, Lei de Moisés, dada por Yahweh, o SENHOR Deus de Israel. Ele foi falar com o rei Artaxerxes, e este foi benevolente, dando-lhe tudo quanto solicitara, porquanto a mão do SENHOR estava sobre ele e abençoava as atitudes de Esdras. 7 Alguns dos israelitas, entre eles sacerdotes, levitas, cantores, porteiros e servidores do templo, também foram para Jerusalém no sétimo ano do reinado de Artaxerxes. 8 No quinto mês do sétimo ano deste reinado, chegou Esdras a Jerusalém. 9 Ele deixou a Babilônia no primeiro dia do primeiro mês e chegou a Jerusalém no primeiro dia do quinto mês, graças à boa mão do seu Deus que permanecia sobre ele. 10 Porquanto Esdras havia disposto todo o seu coração a conhecer a Torá, Lei de Yahweh, o SENHOR, a praticá-la, e a ensinar em Israel os seus decretos e mandamentos. (KJA)

Agora que temos o contexto entendido, podemos voltar ao versículo base da nossa mensagem para tirar ensinamentos preciosos da Palavra de Deus.

Na viagem de retorno a Jerusalém, o povo de Deus teria uma prova de fé a enfrentar, pois havia rejeitado o apoio dos soldados do rei para protegê-los dos inimigos e ladrões, dado que estavam com suas famílias e carregavam muitos bens de valor, mas tinham testemunhado a confiança no Senhor.

Esdras 8: 22 Fiquei sem jeito de pedir ao rei que nos concedesse uma escolta armada com cavaleiros para assegurar-nos uma viagem protegida contra os ataques de inimigos e salteadores na estrada; afinal, tínhamos testemunhado: “A boa mão de nosso Deus está sobre todos os que o buscam, mas o seu poder e a sua ira são contra todos os que o abandonam!” (KJA)

Foi por este motivo que Esdras convocou um dia dedicado de jejum e oração, pois sabia que por suas forças físicas não poderiam vencer os inimigos, mas somente pelo Poder de Deus.

Assim, amado leitor, quero deixar estes ensinamentos quando estiver passando por uma prova de fé, quando se sentir enfraquecido diante do inimigo, quando perceber que a carne quer prevalecer sobre o espírito, ou seja, quando deixamos os nossos olhos naturais nos desviar a atenção daquilo que somente a fé pode nos mostrar, que são as Promessas de Deus sobre nossas vidas, trazendo as Palavras do Nosso Mestre Jesus Cristo, o maior conhecedor da Lei de Deus, que viveu e praticou Ela na sua plenitude e sempre está pronto para nos ensinar.

Mateus 17: 18 E Jesus repreendeu o demônio; este saiu do menino, que daquele momento em diante ficou são. 19 Então os discípulos chegaram-se a Jesus e, em particular, lhe perguntaram: “Por qual motivo não nos foi possível expulsá-lo?” 20 E Ele respondeu: “Por causa da pequenez da vossa fé. Pois com toda a certeza vos afirmo que, se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a este monte: ‘Passa daqui para acolá’, e ele passará. E nada vos será impossível! 21 Contudo, essa espécie só se expele por meio de oração e jejum”. (KJA)

Agora, para finalizar esta mensagem, mas não nossos estudos, iniciaremos o livro de Atos do Apóstolos, cada dia com uma mensagem de cada capítulo, livro este que tenho um apreço especial, pois grandes bençãos alcancei com seu conhecimento, começando com esta passagem:

Atos 1: 6 Então, os que se haviam reunido lhe consultaram: “Senhor, será este o tempo em que restaurarás o Reino a Israel?” 7 Ele lhes afirmou: “Não vos compete saber as épocas ou as datas que o Pai estabeleceu por sua exclusiva autoridade. 8 Contudo, recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra!” (KJA)

Assim como Esdras testemunhou sua fé, não somente dentro de Jerusalém, mas entre outras nações, sejamos como ele, testemunhas fiéis da Palavra de Deus, através da ação do Espírito Santo.

Fiquem na Paz do Senhor!

Fonte: https://www.expositorcristao.com.br/pentecostes-ontem-e-hoje (abril/2023)

Deixe um comentário