Hebreus 12:5-6
5 E estais esquecidos da Palavra de encorajamento que Ele vos dirige como a filhos: “Meu filho, não desprezeis a disciplina do Senhor, nem desanimeis quando por Ele sois repreendido, 6 pois o Senhor disciplina a quem ama, e educa todo aquele a quem recebe como filho”. (KJA)
Quantas vezes, passando por uma luta, um momento de aflição, em oração a Deus, você pediu uma direção, uma palavra de conforto e recebeu dEle uma resposta dura, uma repreensão. Bom, eu posso dizer que várias vezes passei por esta situação e confesso que nas primeiras vezes ficava muito triste e só depois do dia que li esta passagem, comecei a entender que muitas vezes Deus não se revela naquilo que gostaríamos de ouvir, mas sim naquilo que Ele quer nos falar, e no que realmente é necessário ouvirmos, não como algo para nos desanimar e ficarmos tristes, mas sim para nos encorajar, nos disciplinar e nos educar, como todo bom pai ou mãe busca fazer, ou pelo menos deveria fazer aos seus filhos, quando percebem que estão precisando não de uma “passada de mão na cabeça”, mas sim de um “bom puxão de orelha”.
Talvez você, amado leitor, não tenha filhos, talvez você não considera seus pais bons ou justos com você, talvez não teve a oportunidade de conhecê-los, talvez teve, mas eles não são mais vivos, como é o meu caso, enfim, não importa qual a sua situação, mas saiba uma coisa que vou lhe dizer, e tudo baseado na Palavra de Deus, e não em minhas palavras, para que eu não seja repreendido por Ele, por ter repassado algo em desacordo com a Sua Verdade.
Todos nós somos criaturas de Deus, conforme escrito em Gênesis 1:27:
27 Deus, portanto, criou os seres humanos à sua imagem, à imagem de Deus os criou: macho e fêmea os criou. (KJA)
Porém Deus somente teve um único Filho, que foi Jesus Cristo, conforme escrito em João 3:16:
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito (Único), para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (KJA)
Sendo assim, se somos criaturas de Deus e Ele só teve um único filho, o que realmente somos? Vejam a resposta em Efésios 1:3-5:
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. 4 Porquanto, Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. 5 E, em seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos, por intermédio de Jesus Cristo, segundo a benevolência da sua vontade, 6 para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos outorgou gratuitamente no Amado. (KJA)
Surpreso? Pois é, também fiquei, quando passei a entender esta passagem. Somos filhos adotados de Deus, mas somente através de Jesus Cristo, ou seja, Ele como outorgante de Deus, nos concedeu gratuitamente o direito de sermos chamados filhos de Deus.
E agora você amado leitor me pergunta, o que isto tem a ver com o centro desta mensagem, que é falar sobre o fato que Deus muitas vezes nos repreende, nos disciplina e nos educa? Vou te responder diretamente. Simplesmente porque Ele nos ama, além do que qualquer pai ou mãe que tenhamos ou tivemos aqui nesta vida. E isso já havia sido determinado antes mesmo da nossa criação e do tudo o que existe neste mundo.
E com qual propósito, Deus faz isto? Simplesmente porque Ele quer nos abençoar e porque Ele quer estejamos diante da Sua presença, santificados e irrepreensíveis, ou seja, separados para Ele e não termos nada que nos culpe ou repreenda, quando estivemos junto a Ele.
Para finalizar, vamos olhar mais a frente ainda em Hebreus 12, nos versículos de 7 a 11:
7 Suportai as dificuldades, aceitando-as como disciplina; Deus vos trata como filhos. Ora, qual o filho que não passa pela correção do seu pai? 8 Mas, se estais sem orientação, da qual todos se têm tornado participantes, então não sois filhos legítimos, mas bastardos. 9 Além do mais, tínhamos nossos pais humanos que nos educavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos toda obediência ao Pai dos espíritos, para então vivermos! 10 Porquanto, nossos pais nos disciplinavam por um espaço curto de tempo, da forma que melhor lhes parecia. Deus, entretanto, nos corrige para o nosso bem maior, a fim de que possamos participar plenamente da sua santidade. 11 Toda correção, de fato, no momento em que ocorre não nos parece ser motivo de contentamento, mas de frustração; mais tarde, no entanto, produz fruto de justiça e paz para todos aqueles que por ela foram disciplinados.
Se você, amado leitor, estiver passando por dificuldades, aceite isso como uma prova de amor de Deus, pois Ele está te tratando com um filho legítimo, e não um bastardo. Porque Ele quer te corrigir para um bem maior, e não para castigá-lo. Porque Ele quer que estejamos sempre perto dEle, porque Santo Ele é, e assim devemos nos portar também. E ainda que não consigamos compreender a razão desta correção, saiba que Deus somente quer manifestar Sua Justiça e que tenhamos Paz em nossas vidas.
Fiquem na Paz do Senhor!
Fonte: https://estiloadoracao.com/deus-corrige-a-quem-ama/ (julho/2022)
