I João 5:1-4
1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama o Pai, de igual modo, ama também o que dele foi gerado. 2 Desta maneira, sabemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e obedecemos aos seus mandamentos. 3 Porquanto, nisto consiste o amor a Deus: em que pratiquemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são penosos. 4 Todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo; e este é o triunfo que vence o mundo: a nossa fé! (KJA)
Quão maravilhoso é saber que é nascido de Deus e ser reconhecido por isso! Quando sabemos que somos nascidos de Deus temos consciência do poder que esta posição nos confere e ser reconhecido que é nascido de Deus demonstra aos outros o que significa esta posição. Veja o que diz a passagem em I João 5:18b:
…Aquele que nasceu de Deus o protege, e não permite que o Maligno o possa tocar. (KJA)
Se cremos que Jesus é o Cristo, o Salvador, temos como garantia que Deus nos protege e que o Maligno, o Diabo, não pode nos tocar.
Note que para termos esta proteção precisamos apenas crer, ou seja, colocar a nossa fé em ação.
Quando Jesus perguntou aos seus discípulos quem as pessoas estavam dizendo quem Ele era, todos os consideravam apenas um profeta, porque estavam apenas se baseando naquilo que enxergavam com os seus olhos naturais. Mas quando Jesus perguntou aos seus discípulos, apenas Pedro respondeu corretamente, não com base no que via, mas no que acreditava. Veja em Mateus 16:16-17:
16 E, Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. 17 Ao que Jesus lhe afirmou: “Abençoado és tu, Simão, filho de Jonas! Pois isso não foi revelado a ti por carne ou sangue, mas pelo meu Pai que está nos céus. (KJA)
Quando colocamos nossa fé em ação, mostramos que amamos Aquele que nos deu esta fé, pois fé é uma relação de confiança e respeito. Quando confiamos e respeitamos demonstramos este amor.
Voltando a nossa passagem base, todo aquele que ama o Pai, ama também aqueles que foram gerados por Ele, e sendo assim, estamos obedecendo os seus mandamentos, pois Jesus Cristo disse que toda a Lei, todos os Mandamentos de Deus estão sintetizados em dois grandes mandamentos, demonstrados em Mateus 22:37-40:
37 Asseverou-lhe Jesus: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e com toda a tua inteligência. 38 Este é o primeiro e maior dos mandamentos. 39 O segundo, semelhante a este, é: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. 40 A estes dois mandamentos estão sujeitos toda a Lei e os Profetas”. (KJA)
Sendo assim, amado leitor, temos a mais poderosa arma em nossas mãos, a nossa fé, contra tudo que há no mundo, onde jaz o Maligno, aquele que não nos pode tocar, e assim, deixo esta passagem de Romanos 8:31 para guardar em seu coração:
31 A que conclusão, pois, chegamos diante desses fatos? Se Deus é por nós, quem será contra nós? (KJA)
Fonte da imagem: http://palavradenovavida.blogspot.com/2014/07/a-vitoria-que-vence-o-mundo.html (julho/2021)
Fiquem na Paz do Senhor!
