Isaias 61:7-9
7 Em lugar da vossa vergonha, haveis de ter dupla honra; e em lugar de opróbrio exultareis na vossa porção; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria. 8 Pois eu, o Senhor, amo o juízo, aborreço o roubo e toda injustiça; fielmente lhes darei sua recompensa, e farei com eles um pacto eterno. 9 E a sua posteridade será conhecida entre as nações, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os reconhecerão como descendência bendita do Senhor. (JFA)
Quando leio esta passagem, logo me remeto à lembrança a vida de Jó. Apesar de haver muitos debates sobre a existência ou não deste personagem na bíblia, prefiro acreditar e me ater aos ensinamentos preciosos que este livro nos traz, principalmente mostrando quão justo e fiel é Deus.
Jó foi um homem muito rico em seu tempo e em sua terra, mas o que mais se destacava era sua integridade, retidão e temor a Deus. Isto podemos confirmar na passagem abaixo em Jó 1:1-3:
1 Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal. 2 Nasceram-lhe sete filhos e três filhas. 3 Possuía ele sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas, tendo também muitíssima gente ao seu serviço; de modo que este homem era o maior de todos os do Oriente.
Porém o temor de Jó a Deus não implicava somente em respeito, mas também mostrava receio em relação a vida dos seus filhos, e como eles se comportavam em relação ao Senhor. Por conta disto, Jó oferecia a Deus sacrifícios buscando o perdão de seus pecados. Isto podemos confirmar na passagem abaixo em Jó 1:4-5
4 Iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs para comerem e beberem com eles. 5 E sucedia que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó e os santificava; e, levantando-se de madrugada, oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; pois dizia Jó: Talvez meus filhos tenham pecado, e blasfemado de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.
Mas em Provérbios 29:25 a bíblia nos ensina que o verdadeiro sentido do temor a Deus implica em ter uma relação de confiança a Ele, como vemos nesta passagem:
25 O receio do homem lhe arma laços; mas o que confia no Senhor está seguro.
E foi exatamente este medo de Jó que o fez cair em um laço, uma armadilha de Satanás, para tirar tudo o que ele tinha, sua família, seus bens e sua saúde, como vemos na passagem em Jó 1:8-11:
8 Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal? 9 Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura Jó teme a Deus debalde? 10 Não o tens protegido de todo lado a ele, a sua casa e a tudo quanto tem? Tens abençoado a obra de suas mãos, e os seus bens se multiplicam na terra. 11 Mas estende agora a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e ele blasfemará de ti na tua face! 12 Ao que disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo o que ele tem está no teu poder; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.
Apesar de todo o sofrimento de Jó, este permaneceu fiel a Deus e o Senhor o restaurou tudo aquilo que perdeu e toda a sua descendência ficou conhecida entre todas as nações da época, conforme podemos confirmar na passagem abaixo em Jó 42:10,12-13,15:
10 O Senhor, pois, virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu a Jó o dobro do que antes possuía. 12 E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois Jó chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. 13 Também teve sete filhos e três filhas. 15 E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos. 16 Depois disto viveu Jó cento e quarenta anos, e viu seus filhos, e os filhos de seus filhos: até a quarta geração. 17 Então morreu Jó, velho e cheio de dias.
Posso também dizer que sou um testemunho da fidelidade de Deus, por aqueles que o buscam e o temem. Quando comecei a escrever estas mensagens, estava passando por um momento de grande dificuldade na vida. Tinha deixado meu emprego por conta de saúde, pois estava muito sobrecarregado, passei por muitas dificuldades financeiras, mas nunca atribui a Deus as aflições que estava passando, mas pelo contrário, cada vez mais buscava nEle a resposta para meus problemas e Ele jamais deixou de me desamparar. É claro que nem se compara o sofrimento que Jó passou perto do que eu passei, mas posso dizer com certeza, Deus me recompensou trazendo saúde, deu-me condições de pagar todas as minhas dívidas e hoje somente sou grato por todo o Seu Amor por mim e minha família.
Fiquem na Paz do Senhor!
Fonte da imagem: https://www.radiorainhadapaz.com.br/noticias/noticia/id:13614;a-nossa-recompensa-vem-de-deus.html
