Deuteronômio 4
“39 Pelo que hoje saberás e refletirás no teu coração que só o SENHOR é Deus em cima no céu e embaixo na terra; nenhum outro há. 40 E guardarás os seus estatutos e os seus mandamentos, que te ordeno hoje, para que bem te vá a ti e a teus filhos depois de ti e para que prolongues os dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá para todo o sempre.”
Estes dois versículos finalizam toda uma exortação de Moises ao povo israelita para obedecer a Lei do Senhor quando entrassem na Terra Prometida. E Moises começa assim no versículo 1:
“1 Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes, para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR, Deus de vossos pais, vos dá. “
Quando Deus estabeleceu estatutos e juízos a serem cumpridos por Israel, Ele não estava pensando somente no seu povo escolhido para que este pudesse conquistar e habitar na Terra que havia prometido a eles, após ter os tirado do Egito. Deus tinha um propósito maior em tudo isto que era fazer com que o seu povo fosse uma referência para todas as demais nações do mundo.
“6 Guardai-os, pois, e fazei-os, porque esta será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que ouvirão todos estes estatutos e dirão: Só este grande povo é gente sábia e inteligente.”
É claro que muitos possam dizer que Israel não foi um bom exemplo de nação, pois cometeu muitos erros decorrentes de sua desobediência ao que Deus havia estabelecido como Lei, porém são também estes erros que serviram também de testemunho do que Deus queria alertar a toda a sua criação dos perigos que estariam sujeitos se não ouvissem a Sua Voz.
Quando falamos de erros que o povo de Israel cometeu podemos destacar como principal a idolatria e culto a outros deuses, estes adorados pelas outras nações que Deus queria alcançar com o testemunho dos israelitas, e a qual nós, que não somos judeus, descendemos.
Na época do Antigo Testamento, havia culto de fato a outros ditos deuses, mas que na verdade eram simplesmente imagens, esculturas e até astros, como podemos ver:
“15 Guardai, pois, com diligência a vossa alma, pois semelhança nenhuma vistes no dia em que o SENHOR, vosso Deus, em Horebe, falou convosco, do meio do fogo; 16 para que não vos corrompais e vos façais alguma escultura, semelhança de imagem, figura de macho ou de fêmea; 17 figura de algum animal que haja na terra, figura de alguma ave alígera que voa pelos céus; 18 figura de algum animal que anda de rastos sobre a terra, figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra; 19 e não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus, e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o SENHOR, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.”
Mas hoje em dia as coisas não são diferentes. Ainda se idolatram deuses de todos os tipos, porém estes assumem as mais diversas formas. Temos nações que em teoria tudo pode ser considerado um deus, chegando a impressionantes milhões de deuses.
Se olharmos uma cultura consumista então, um simples bem que adquirimos pode levar a um caso de idolatria.
Vamos pegar algumas coisas que jovens particularmente gostam: carros e motos. E aí pergunto eu, porque alguém desejaria ter um carro que acelere de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e pode chegar a uma velocidade de mais de 300 km/h se nas ruas de São Paulo, por exemplo, a velocidade máxima permitida é de 50 km/h? Estes carros se falarmos em valores, estão na casa dos milhões de reais. Pois é! Estes carros tornam-se deuses para algumas pessoas e passam a ser idolatrados por elas. Ter um traz status, poder e admiração aos seus donos que passam a ser tornaram deuses também para aqueles que não podem ter um para si.
Mas onde quero chegar com isto e com o nosso versículo de estudo? Vejam que no versículo 40 Moises exorta o povo a guardar os mandamentos para que eles e seus filhos vivam bem e muitos anos aqui na terra.
Hoje vemos muitos jovens morrendo em tenra idade por conta da irresponsabilidade ou mau exemplo de seus pais que os ensinam a cultuar carrões, andar em alta velocidade, e muitas vezes alcoolizados.
Agora me responda com toda sinceridade: se as pessoas conhecessem mais a bíblia e dessem ouvidos a Voz do Único Deus, nós viriam mais ou menos tragédias com pessoas tendo suas vidas ceifadas pelo demônio da idolatria?
Com isto podemos concluir que o Plano de Deus sobre o Povo de Israel era mais amplo do que muitos pensavam e ainda pensam, e que tanto o Novo como o Antigo Testamento, ambos são a Voz do Deus Vivo.
Fonte da imagem https://lojars7.wordpress.com/2009/07/21/0s-piores-acidentes-em-alta-velocidade-parte-4/: (2018)
Fiquem na Paz do Senhor!
