João 3
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Este versículo conhecido como “versículo áureo” ou “versículo de ouro” da bíblia representa em todas as suas palavras o valor e a grandiosidade da Obra de Deus através do seu Filho Jesus Cristo. E é exatamente palavra por palavra que vamos estudá-lo.
“Porque”: aqui Jesus começa com esta palavra porque estava dando a MAIOR EXPLICAÇÃO para a Obra que Deus realizou sobre a humanidade através do seu Filho.
“Deus”: simplesmente o MAIOR SER de todo o Universo que por Ele foi criado. “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Derradeiro” (Apocalipse 22:13).
“amou”: o MAIOR MANDAMENTO que o próprio Jesus reuniu toda a Lei do Antigo Testamento e Ele mesmo praticou em toda a sua plenitude. “Sendo assim, permanecem até o momento estes três: a fé, a esperança e o amor. Contudo, o maior deles é o amor!” (I Coríntios 13:13).
“o mundo”: sempre representou o MAIOR ALVO de Deus, pois é nele onde habita a sua grande criação. “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto.” (Genesis 1:31)
“de tal maneira”: simplesmente representa a MAIOR INTENSIDADE que o mundo jamais teria conhecido até o momento. “Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:8)
“que deu”: o MAIOR PRESENTE que o mundo poderia receber e note que Ele deu, não vendeu e não emprestou. “…, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 6:23b).
“o seu Filho unigênito”: Jesus Cristo é a MAIOR EXPRESSÂO de Deus, pois é o Próprio Deus. “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. “ (João 1:14).
“para que todo aquele”: Deus não fez acepção a nenhuma de suas criaturas e por isso representa a MAIOR ABRANGÊNCIA possível o alcance de Sua Obra, não excluindo absolutamente ninguém. “E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; “ (Atos 10:34).
“que nele crê”: a aqui a MAIOR CONDIÇÂO para se conquistar o propósito de Sua Obra. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.“ (Efésios 2:8)
“não pereça“: para que não tenha a MAIOR CONDENAÇÃO que é a morte espiritual, a separação eterna do Criador. “Porque o salário do pecado é a morte,…” (Romanos 6:23a).
“mas tenha”: a MAIOR CONQUISTA, porque nos é dada, sem merecimento. “estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),“ (Efésios 2:5)
“a vida eterna”: a MAIOR ESPERANÇA, para todo aquele que creu e recebeu este Presente de Deus. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, “ (I Pedro 1:3).
Diante destas palavras, qualquer outro comentário se faz desnecessário e que Deus, pelo Espirito Santo, revele o Seu Amor através da Sua Obra de Redenção.
Fonte da imagem: https://familia.com.br/11708/deus-ama-mesmo-os-pecadores (2018)
Fiquem na Paz do Senhor!
