O túmulo está vazio porque Jesus está vivo!

Mateus 28

18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. 19 Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

Vamos começar entendendo a quem Jesus está dirigindo suas palavras e em que momento isto ocorreu. Para isto, vamos voltar aos versículos 5 ao 7, que diz: “5 Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscai a Jesus, que foi crucificado. 6 Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como tinha dito. Vinde e vede o lugar onde o Senhor jazia. 7 Ide, pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dos mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis. Eis que eu vo-lo tenho dito. “. Vemos aqui, que o momento aconteceu quando Jesus Cristo havia ressuscitado após sua crucificação, fato este anunciado por um anjo a Maria Madalena e a Maria, o qual ordenou que elas fossem avisar aos seus discípulos que o Senhor ia encontra-los na Galileia.

Se avançarmos para os versículos 16 e 17 encontraremos: “16 E os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha designado. 17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. “. Assim concluímos que Jesus estava dirigindo sua palavra aos seus discípulos, e também podemos extrair uma informação importante que complementa o nosso estudo. Veja que Mateus relata que parte dos onze adorou Jesus e parte duvidou de que Ele havia ressuscitado. E é sobre esta dúvida que falaremos agora.

Vamos examinar agora os versículos de 11 a 15: “11 E, quando iam, eis que alguns da guarda, chegando à cidade, anunciaram aos príncipes dos sacerdotes todas as coisas que haviam acontecido. 12 E, congregados eles com os anciãos e tomando conselho entre si, deram muito dinheiro aos soldados, ordenando: 13 Dizei: Vieram de noite os seus discípulos e, dormindo nós, o furtaram. 14 E, se isso chegar a ser ouvido pelo governador, nós o persuadiremos e vos poremos em segurança. 15 E eles, recebendo o dinheiro, fizeram como estavam instruídos. E foi divulgado esse dito entre os judeus, até ao dia de hoje. “. Vejam que da parte dos soldados que guardavam o túmulo de Jesus e que presenciaram a anunciação do anjo às mulheres que o Senhor havia ressuscitado, surgiu um boato entre os judeus de que o corpo de Cristo havia sido furtado do túmulo pelos seus discípulos. Note que este boato foi criado pelos lideres judeus com o propósito de impedir a propagação da Verdade e se tornar uma mentira que perdura até os dias de hoje.

Se olharmos apenas sobre o relato de Mateus, vimos que haveria uma contradição da parte dele dizendo que os discípulos adoraram Jesus quando o viram e alguns até duvidaram do que estavam presenciando, se acreditarmos que o corpo de Jesus havia sido furtado por eles, pois se isto fosse verdade, a aparição de Jesus Cristo não seria uma surpresa ou uma desconfiança da parte dos seus discípulos.

Bom, mas o que tudo isto tem a ver com o nosso estudo? Vamos lá. Quando Jesus disse que a Ele que foi dado todo o poder no céu e na terra, Ele mesmo estava confirmando a profecia dita em Isaias 9:6-7: “6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. 7 Do incremento deste principado e da paz, não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto. “. Porém, esta profecia, por conta do boato criado pelos judeus, é desacreditada por muitos até os dias de hoje, porque é este o propósito de Satanás sobre a humanidade. O Diabo, a todo o momento, coloca esta mentira no coração das pessoas, porque ele não quer que a Verdade seja propagada, conforme Jesus ordenou aos seus discípulos para irem a todas as nações para pregarem a Boa Nova do Reino de Deus que trará a salvação a todo aquele que for batizado em Nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, que é o testemunho público de que a criatura que acreditou na Obra Redentora de Jesus Cristo, não mais está sob o domínio do pecado, mas sim passa a ser livre de todo mal, e passa a ser testificada, pelo Espirito de Deus, como Filho do Criador. Isto nós podemos comprovar em Atos 2:38-41: “38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. 39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar. 40 E com muitas outras palavras isto testificava e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. 41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.”.

Agora, para finalizar, Jesus conclui sua ordenança aos seus discípulos com uma mensagem de bom ânimo, pois sabia que para o cumprimento deste mandamento, eles passariam por aflições, conforme Ele mesmo adverte em João 16:33: “ 33 Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”. Jesus estava, a partir daquele momento, dando a Sua Palavra de que não abandonaria nenhum dos seus discípulos, todos os dias, até o final dos séculos, o que me faz deixar uma pergunta final a todos àqueles que estão lendo este estudo: se Jesus disse que não abandonaria seus discípulos até o final de todos os tempos, pergunto se pode um discípulo dele nascido há mais de 2.000 anos atrás viver até os dias de hoje e mais ainda, Jesus estava dizendo estas palavras somente aos seus 11 discípulos ou a todos nós que cremos na sua Obra Redentora? Portanto amados, a sua reposta dirá ao seu coração, se você acredita na mentira de Satanás ou se você também é um discípulo do Nosso Senhor Jesus Cristo. Ide!

Fonte da imagem: http://portalnoar.com.br/fatorrrh/2017/12/01/pesquisa-descobre-a-idade-real-do-tumulo-de-jesus-em-jerusalem/ (2018)

Deixe um comentário