Salmos 113
5 Quem é como o SENHOR, nosso Deus, que habita nas alturas; 6 que se curva para ver o que está nos céus e na terra; 7 que do pó levanta o pequeno e, do monturo, ergue o necessitado, 8 para o fazer assentar com os príncipes, sim, com os príncipes do seu povo; 9 que faz com que a mulher estéril habite em família e seja alegre mãe de filhos? Louvai ao SENHOR!
Neste trecho do Salmo 113, o autor coloca uma questão se haveria alguém no Universo que poderia se igualar ao Senhor. Certamente, nós cristãos, acreditamos que somente há um único Deus, que é o Nosso Senhor, mas sabemos que, infelizmente, muitas pessoas no mundo não creem nisso, chegando ao ponto de atribuírem atributos divinos a outros seres e até mesmo ao próprio homem.
Eu não quero entrar nesta questão teológica e filosófica, tão debatida a milhares de anos pela humanidade, mas sim apenas mostrar, dentro da fé que eu sustento alguns dos infinitos atributos do Deus que eu sirvo.
Vamos começar pelo fim, onde o salmista termina dizendo: “Louvai ao SENHOR!”. Não por coincidência, nem por estilo literário, ele mesmo o salmista, começa este Salmo também com “Louvai ao SENHOR!” e continua com “Louvai, servos do SENHOR, louvai o nome do SENHOR.”, exortando, ou seja, recomendando fortemente a todos os servos do Senhor a louvarem Ele e o Seu Nome.
Mas onde isto se relaciona com os atributos do Senhor? Simples, se buscarmos o significado da ação “louvar”, este verbo descreve o ato de enaltecer, elogiar, aplaudir alguém, pelos seus feitos, pelas suas qualidades ou pela sua capacidade. Assim, quando louvamos ao Senhor, não estamos somente cantando hinos, mas sim exaltando todos os atributos do Deus que acreditamos e servimos.
E quando devemos louvar ao Senhor? Para isto, vejamos o que o salmista diz no versículo 3: “3 Desde o nascimento do sol até ao ocaso, seja louvado o nome do SENHOR. “, ou seja, a todo momento que tivermos a oportunidade, a partir do instante que acordamos, até quando vamos repousar.
Vamos agora olhar um dos atributos do Senhor, vendo o que versículo 4 diz: “4 Exaltado está o SENHOR, acima de todas as nações, de a sua glória, sobre os céus. “. Vejam aqui que o atributo em questão é a Soberania de Deus, não só sobre o homem, aqui na terra, mas também sobre os céus, ou seja, todo o Universo conhecido, bem como o que ainda é oculto a humanidade.
E é a partir deste atributo, que o salmista começa a questionar se há alguém que possa se comparar ao Senhor perguntando no versículo 5: “ 5 Quem é como o SENHOR, nosso Deus, que habita nas alturas; “. Note que o simples fato do Senhor habitar nas alturas, pela sua Soberania, tudo ficará abaixo dEle, como acabamos de ver, e que portanto, não existe ninguém que possa estar acima do Senhor, atributo este divino, mostrando que somente é possível existir um único Deus, o Nosso Criador. Vejam o que o Nosso Próprio Deus disse através do profeta Isaías sobre a Sua Morada em Isaias 66:1: “1 Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra, o escabelo dos meus pés. Que casa me edificaríeis vós? E que lugar seria o do meu descanso? “.
Depois no versículo 6, o salmista diz: “6 que se curva para ver o que está nos céus e na terra; “, revelando que Deus está atento a tudo que esta abaixo dEle, ou seja, mostrando mais um atributo divino que é a onisciência, ou seja, somente Deus tem a capacidade de saber de tudo ao mesmo tempo. Isto é muito importante saber, pois nenhuma criatura no Universo terá esta capacidade, ou seja, nenhum homem, nenhum anjo, nenhum demônio, e muito menos o diabo.
E vamos mais além: Deus tem a atenção sobre tudo, mas olha o que Ele diz ser o que mais Lhe estima dar a atenção em Isaias 66:2: “2 Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas estas coisas foram feitas, diz o SENHOR; mas eis para quem olharei: para o pobre e abatido de espírito e que treme diante da minha palavra. “ e o que o Nosso Senhor Jesus Cristo disse em Mateus 5:3: “3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus; “. Tudo isto para demonstrar mais um atributo divino: o Amor Perfeito, manifestado através da Sua Boa e Agradável Vontade em exaltar aqueles que são humilhados, como podemos ver no versículo 7 que diz: “7 Ele levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre, “ (KJA)
E qual o propósito de Deus sobre esta Maravilhosa Vontade? Vamos ver o que o salmista diz no versículo 8: “8 para o fazer assentar com os príncipes, sim, com os príncipes do seu povo; “, revelando que todo aquele que foi humilhado neste mundo, não só no Reino dos céus, mas aqui na terra, se assentará com os príncipes do povo de Deus, reinando junto com o Nosso Senhor Jesus Cristo, o Reis dos reis, como podemos confirmar em Apocalipse 5:9-10: “9 eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de tomar o livro e de abrir seus selos, porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação. 10 Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus; e assim reinarão sobre a terra”. “.
Finalizando sua questão, o salmista no versículo 9, conclui: “9 que faz com que a mulher estéril habite em família e seja alegre mãe de filhos?… “, mostrando mais um atributo divino, que é a onipotência, ou seja, o poder supremo, capaz de realizar, aos olhos humanos o impossível, como por exemplo, dar a capacidade de uma mulher estéril gerar filhos, como vimos vários exemplos nas Sagradas Escrituras: Sara, Raquel, Ana, Isabel, entre outras, como inumeráveis outras mulheres anônimas deste mundo.
Por isso, meus amados, reforço o conselho do salmista: Louvemos ao Senhor, a todo tempo e por toda a eternidade, por que somente Ele é digno de toda a honra e toda a glória.
Fonte da imagem: http://amazonascristao.com.br/e-tempo-de-refletir-no-amor-de-deus/ (2018)
Fiquem na Paz do Senhor!
