Prosperará em tudo se guardar os ensinamentos de Jesus!

I Crônicas 22

13 Então, prosperarás, se tiveres cuidado de fazer os estatutos e os juízos, que o SENHOR mandou a Moisés acerca de Israel; esforça-te, e tem bom ânimo, e não temas, nem tenhas pavor.

                Quando comecei a estudar esta passagem, a primeira pergunta que me veio à mente foi como podemos tirar um ensinamento dela não só olhando dentro do contexto da época em que ela se deu, ou seja, no tempo do Antigo Testamento, sob a Primeira Aliança de Deus através de Moisés, mas também trazendo para o contexto do Novo Testamento, agora debaixo da Nova Aliança revelada por Jesus Cristo.

                Podemos claramente notar que esta passagem traduz um conselho, e este foi dado por Davi ao seu filho Salomão, quando lhe incumbiu de realizar a obra de construção de um templo para o Senhor, como podemos ver no versículo 6 deste capitulo: “6 Então, chamou a Salomão, seu filho, e lhe ordenou que edificasse uma Casa ao SENHOR, Deus de Israel. “.

                Como o Senhor não permitiu Davi de construir o templo porque ele foi um homem de guerra que derramou muito sangue e que, portanto suas mãos sujas não poderiam construir aquilo que seria sagrado, Deus determinou que o seu filho Salomão fosse aquele que construiria e para tal, havia prometido que o mesmo seria um homem de paz, logo o capacitando a conduzir a obra. Isto nos podemos confirmar nos versículos 8 e 9: “8 porém a mim a palavra do SENHOR veio, dizendo: Tu derramaste sangue em abundância e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome; porquanto muito sangue tens derramado na terra, perante a minha face. 9 Eis que o filho que te nascer será homem de repouso; porque repouso lhe hei de dar de todos os seus inimigos em redor; portanto, Salomão que é paz será o seu nome, e paz e descanso darei a Israel nos seus dias. “.

                Davi, como um servo do Senhor e um grande pai, não deixou seu filho desamparado para esta grande obra. Ele sim preparou tudo o que era necessário em termos materiais para a construção do templo antes da sua morte, como podemos ver no versículo 5: “5 Porque dizia Davi: Salomão, meu filho, ainda é moço e tenro, e a casa que se há de edificar para o SENHOR se há de fazer magnífica em excelência, para nome e glória em todas as terras; eu, pois, agora, lhe prepararei materiais. Assim, preparou Davi materiais em abundância, antes da sua morte. “, que era aquilo que estava ao seu alcance, porém, como mais importante para o sucesso da empreitada, Davi deixou ensinamentos que ele mesmo trouxe de sua própria vida, como homem de Deus, visto nos versículos 11 e 12: “11 Agora, pois, meu filho, o SENHOR seja contigo, e prospera e edifica a Casa do SENHOR, teu Deus, como ele disse de ti. 12 O SENHOR te dê tão-somente prudência e entendimento e te instrua acerca de Israel; e isso para guardar a Lei do SENHOR, teu Deus. “.

                Vendo tudo isto, podemos concluir que Salomão estava capacitado para a realização da grande obra, porém no final do nosso versículo 13, Davi ainda deixa uma mensagem de encorajamento a Salomão dizendo para que ele se empenhe no trabalho, não desanime frente as dificuldades e resista ao medo, porque sabia que mesmo estando preparado, seu filho passaria por momentos de adversidade e aflição.

                Agora, se olharmos segundo o Novo Testamento, como podemos traçar um paralelo desta mensagem, visando trazer ensinamentos para nós cristãos, em nossa época?

                Davi foi o pai biológico de Salomão, e se seguirmos toda a sua descendência, chegaremos ao Nosso Senhor Jesus Cristo, como podemos ver em Romanos 1:3-4: “3 acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, 4 declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, -Jesus Cristo, nosso Senhor, “, trazendo a evidência de que, pela carne Jesus era “filho de Davi” e pelo Espírito Santo, sempre foi o Filho de Deus. Como pai, Davi preparou seu filho para uma grande obra e Deus, na mesma posição, preparou Jesus Cristo para a Grande Obra, não de um templo físico, mas sim um Templo Espiritual. E é exatamente em cima desta Grande Obra que encontraremos os ensinamentos necessários para prosperarmos em nossas empreitadas na Seara do Senhor, na vida de um cristão.

                Vamos começar a estudar o propósito da Obra de Jesus Cristo vendo o que ele mesmo disse em João 2:19-21: “19 Jesus respondeu e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. 20 Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos, foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? 21 Mas ele falava do templo do seu corpo. “.

                Quando Jesus respondeu aos judeus na sinagoga que Ele reconstruiria um Templo Novo em 3 dias, estava revelando a eles exatamente a razão pela qual veio ao mundo, ou seja, ser morto na carne, no seu corpo material, para redimir toda a humanidade de seus pecados, e renascer no espírito, em um corpo glorificado, para que todo aquele que cresse nesta obra, fosse salvo, sendo Ele próprio o Fundamento deste Novo Templo, e nós cristãos, sendo edificados junto a Ele, como Templos Espirituais de Deus, Nosso Pai, Nosso Criador. Isto podemos confirmar em I Pedro 3:18: “18 Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito, “ e em I Pedro 2:4-5: “4 E, chegando-vos para ele, a pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, 5 vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. “.

                De forma semelhante a Salomão, Cristo prosperou na Sua Obra do Novo Templo, porque Ele seguiu fielmente os ensinamentos deixados pelo Seu Pai, que consistia em guardar os Seus Mandamentos, com vemos em Mateus 5:17-20: “17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir. 18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido. 19 Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus. 20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus. ”.

                Vendo tudo isto, concluímos que Jesus foi capacitado a fazer a Obra que lhe foi designada, Ele obedeceu fielmente aos conselhos do Seu Pai, e sem sombra de dúvidas, sabemos que Ele passou pelas maiores provações e aflições que qualquer homem neste mundo tenha passado, mas venceu. E por que Ele conseguiu vencer? Porque Ele sabia que iria passar por aflições, mas que tinha que ter bom ânimo, não tinha que temer, e principalmente sabia que, como Salomão, que o Senhor, Nosso Deus estaria com Ele.

                Assim, para finalizar, que ensinamentos Jesus Cristo nos deixa? Vejamos em João 14:11-12: “11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. 12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. “. E que mensagem de encorajamento Ele nos deixou? Vejamos em João 16:33: “33 Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. “.

Fonte da imagem: http://doutorrodrigoluz.blogspot.com.br/2013/10/os-vendilhoes-dos-templos-e-seus.html (2018)

Fiquem na Paz do Senhor!

Deixe um comentário