Jamais abandone o Primeiro Amor!

Apocalipse 2

5 Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.

                Para entendermos o contexto desta mensagem, temos antes que compreender quem estava falando e para quem se dirigia estas palavras.

                Como sabemos, o Livro de Apocalipse foi escrito pelo apostolo João quando este teve Revelações do Senhor, através de visões, estando preso na ilha de Patmos, província do império romano, por ter pregado o Evangelho e não ter prestado culto ao imperador romano da época. Confirmamos isto em Apocalipse 1:9: “1 Eu, João, que também sou vosso irmão e companheiro na aflição, e no Reino, e na paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo. “.

                Estas revelações foram transmitidas aos cristãos da época que viviam em sete províncias do império romano localizadas na Ásia, região que hoje faz parte da Turquia. Estes grupos de cristãos eram denominados de igrejas, que podemos confirmar em Apocalipse 1:11: “11 que dizia: O que vês, escreve-o num livro e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia. “. Há um entendimento de que estas igrejas representam as sete etapas da história do cristianismo, e podemos também compara-las a momentos da vida de um cristão.

                Agora, a confirmação de que estas Palavras eram do Nosso Senhor Jesus Cristo, encontramos em Apocalipse 1:1: “1 Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo,”.

                Bom, agora que temos um entendimento inicial, vamos ver para qual das igrejas Cristo estava dirigindo as Palavras do nosso versículo de estudo. Voltando ao primeiro versículo deste capítulo 2, temos: “1 Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:, confirmando que a igreja alvo da Sua mensagem era a de Éfeso, e também apresentando duas palavras que aparecerão no nosso estudo e que precisamos compreender seus significados. São elas: estrela e castiçal. Para isto, o próprio Senhor revela em Apocalipse 1:20: “20 O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas.”, ou seja, os castiçais são as igrejas, que podemos também relacionar aos cristãos e a estrelas são os anjos de cada igreja, no caso, lideres que iriam receber as cartas de João, e que hoje podemos associar aos servos e servas do Senhor que levam a Sua Palavra ao Seu Povo.

                Temos agora todos os elementos para aprofundar o nosso estudo e iremos compreender o que Jesus fala na primeira parte do versículo 5: “5a Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras;”. Aqui Jesus estava exortando a igreja de Éfeso a olhar para seu passado, mas especificamente ao momento em que ela deixou de praticar as boas obras que haviam recebido do Senhor quando a Ele conheceram. Note que neste momento podemos concluir que houve uma transgressão, uma desobediência aos ensinamentos de Jesus, pois Ele clama para que sua igreja se arrependa. Tal falha levou a igreja de Éfeso cair, sofrer alguma derrota frente aos seus oponentes.

                E quais eram as “primeiras obras” da igreja de Éfeso que eles deixaram de praticar? Vamos ter esta resposta nos versículos 2 e 3: “2 Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achaste mentirosos; 3 e sofreste e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome e não te cansaste., nos mostrando que eles pacientemente resistiam às aflições lançadas por àqueles que pregavam o que era contrário aos ensinamentos de Jesus, e também perseveravam em propagar a Sua Verdade.

                Se trouxermos este conselho de Jesus as nossas vidas, Ele nos chama fortemente a fazermos uma análise profunda e sincera se ainda permanecemos fieis a tudo o que nos foi revelado no momento em que O conhecemos e passamos a viver o que Ele mesmo chama de primeiro amor. Veja o que o Senhor diz a igreja de Éfeso e a nós no versículo 4: “4 Tenho, porém, contra ti que deixaste ou o teu primeiro amor..

                Continuando com nosso versículo, na segunda parte Jesus fala: 5b quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.”, advertindo a igreja de Éfeso e a nós cristãos, que se não nos arrependermos de nossas transgressões e não voltarmos a pratica das “primeiras obras”, Ele em breve virá a cada um de nós, seja no fim de nossas vidas, ou na Sua Segunda Vinda ao mundo, e retirará o nosso lugar no nosso castiçal, como aprendemos acima, na nossa posição em nossa igreja, como Ele mesmo disse em João 15:2a: “2a Toda vara em mim que não dá fruto, a tira;”.

                Mas para finalizar, Ele nos deixa a seguinte esperança no versículo 7: “7 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus., mostrando que se ouvirmos a Sua Voz, quando Ele voltar, iremos ao Seu encontro, por toda a eternidade, morar na Sua Cidade Celestial, confirmada em Apocalipse 22:14: “14 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.”.

Fiquem na Paz do Senhor!

Fonte da imagem: https://vocetemacesso.com.br/voltar-ao-primeiro-amor/ (2018)

Deixe um comentário