Os humildes serão exaltados!

Jó 22

27 Tu orarás a ele, e ele te ouvirá; e pagarás os teus votos. 28 Determinando tu algum negócio, ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos. 29 Quando te abaterem, então, tu dirás: Haja exaltação! E Deus salvará ao humilde

               Esta mensagem que estudaremos agora tem uma particularidade interessante onde começa com promessas sendo realizadas por Deus, para depois, na ultima palavra, encontrarmos a condição necessária para que tudo isto aconteça. Por isso peço, por enquanto, que apenas guarde a palavra “humilde”, pois passaremos a entender todo o contexto desta mensagem para alcançar o seu centro que está nesta palavra.

               O trecho acima foi extraído de um discurso de um dos amigos de Jó conhecido como Elifaz, que começa nos primeiros versículos deste capitulo dizendo: “1 Então, respondeu Elifaz, o temanita, e disse: 2 porventura, o homem será de algum proveito a Deus? Antes, a si mesmo o prudente será proveitoso. 3 ou tem o Todo-poderoso prazer em que tu sejas justo, ou lucro algum em que tu faças perfeitos os teus caminhos? 4 ou te repreende pelo temor que tem de ti, ou  entra contigo em juízo?“.

                 Note que Elifaz faz afirmações sobre Deus que nos levam a pensar que o Senhor é indiferente as nossas ações e a nossa própria existência. Que Ele não tem prazer quando fazemos tudo segundo a Vossa Vontade. Que não se importa se o nosso agir é correto perante os Vossos Olhos. Que não pratica a Vossa Justiça sobre nós. Para mostrar que Elifaz estava errado, recorro à própria Palavra do Senhor que diz em Jó 42:7: “Sucedeu, pois, que, acabando o SENHOR de dizer a Jó aquelas palavras, o SENHOR disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti, e contra os teus dois amigos; porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó.

                Mas ai vem a pergunta: sendo Elifaz amigo de Jó, porque ele diria estas coisas do Senhor a ele? Difícil responder com certidão, mas arrisco a me dizer que neste momento Satanás estava usando Elifaz para provocar um sentimento de ira em Jó contra Deus por conta de todo o sofrimento que estava passando, para que ele blasfemasse contra o Senhor, que era a sua principal intenção, como vemos em Jó 1:11: “Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema de ti na tua face! “.

                E Elifaz não parou por aí. Ele fez uma série de acusações a Jó, parecendo querer mostrar que a razão do seu sofrimento era decorrente de seus pecados, como vemos nos versículos de 5 a 11: “5 porventura, não é grande a tua malícia; e sem termo, as tuas iniquidades? 6 Porque penhoraste a teus irmãos sem causa alguma e aos nus despojaste das vestes. 7 Não deste água a beber ao cansado e ao faminto retiveste o pão. 8 Mas para o violento era a terra, e o homem tido em respeito habitava nela. 9 As viúvas despediste vazias, e os braços dos órfãos foram quebrantados. 10 Por isso, é que estás cercado de laços, e te perturbou um pavor repentino, 11 ou trevas, em que nada vês; e a abundância de águas te cobre. “. Mas uma vez eu me arrisco em dizer que Satanás, o acusador estava agindo sob Elifaz para concretização do seu intento.

                Mas agora, vem uma virada em todo este discurso, e Elifaz passa a aconselhar Jó a se arrepender de todos os seus erros e se voltar a Deus, como vemos nos versículos 21 a 26: “21 Une-te, pois, a Deus, e tem paz, e, assim, te sobrevirá o bem. 22 Aceita, peço-te, a lei da sua boca e põe as suas palavras no teu coração. 23 Se te converteres ao Todo-poderoso, serás edificado; afasta a iniquidade da tua tenda. 24 Então, amontoarás ouro como pó e o ouro de Ofir, como pedras dos ribeiros. 25 E até o Todo-poderoso te será por ouro e por prata amontoada. 26 Porque, então, te deleitarás no Todo-poderoso e levantarás o teu rosto para Deus. “. Diante disto, nem preciso me arriscar em dizer que é Deus agora usando Elifaz para cumprir o Seu Propósito sobre Jó e nos deixar um importante ensinamento.

                Mas qual era o Propósito que Deus queria que se cumprisse não só na vida de Jó, mas em todos nós?

                Lembra-se no início que pedi para guardar a palavra “humilde”? Pois bem, agora é o momento de irmos ao encontro do centro de nossa mensagem.

                Deus queria mostrar a toda a humanidade, através de Jó, três coisas importantíssimas: primeiro, que Ele realmente se importa por nós, que Ele jamais é indiferente, senão Ele não iria mandar Seu Filho Jesus Cristo ao mundo morrer por nós. Segundo, que não importa o que você tenha feito, quais foram seus erros, seus pecados, por que Ele simplesmente quer que você, terceiro, se arrependa e grite pelo Seu Socorro, se afastando de tudo que é mal, como Ele mesmo declara em Isaias 58:9: “Então, clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui; acontecerá isso se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo e o falar vaidade; “.

                Finalmente concluo que, para alcançarmos as Promessas de Deus em nossas vidas, temos apenas que nos lembrar, a todo o tempo, de sermos humildes, pois Jesus disse em Mateus 23:12: “E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. “.

Fonte da imagem: https://blogadrischweiger.wordpress.com/2012/05/05/os-humilhados-serao-exaltados/ (2017)

 

Deixe um comentário