O Filho do Homem virá com um relâmpago!

Isaias 60

11 E as tuas portas estarão abertas de contínuo: nem de dia nem de noite se fecharão, para que tragam a ti as riquezas das nações, e, conduzidos com elas, os seus reis.

Esta passagem extraída do livro de Isaias tem dois contextos semelhantes, porém se aplicam a dois momentos distintos da humanidade. O contexto de que se trata fala da salvação do povo de Israel das ameaças e invasões de povos inimigos, bem como da restituição da glória de Jerusalém, como podemos ver nos versículos iniciais de 1 ao 3: “1 Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti. 2 Porque eis que as trevas cobriram a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti o SENHOR virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti. 3 E as nações caminharão à tua luz, e os reis, ao resplendor que te nasceu. “. Mas também fala da Redenção de toda a humanidade através de Jesus Cristo, como vemos mais a frente em Isaias 61:1-2: “1 O Espírito do Senhor JEOVÁ está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; 2 a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; “.

O foco do nosso estudo se dará sobre o momento futuro que a humanidade passará cujo dia não sabemos, que fala sobre o resplendor de uma “Nova Jerusalém”, a cidade celestial que os salvos, aqueles que creem na Obra Redentora de Cristo, um dia habitarão.

Este momento futuro é revelado em vários livros das Sagradas Escrituras, e buscaremos algumas referências para trazer base a este estudo, começando pelos Evangelhos que relatam a vida de Jesus Cristo e o Seu Ministério aqui na terra.

Em João 14:1-4 Jesus fala aos seus discípulos em seus últimos momentos de vida, deixando uma esperança não só para eles, mas para todo o crer na Sua Obra, como podemos ver: “1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. 3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também. 4 Mesmo vós sabeis para onde vou e conheceis o caminho. “. Note que Jesus fala que irá preparar um lugar para os que creem em Deus e nEle, e que voltaria pessoalmente para levar cada um para o lugar que Ele estará.

Mas como se dará esta volta? Vamos para isto recorrer a I Tessalonicenses 4:16-17: “16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. “.

E qual e como será esse lugar que Jesus disse que preparou? Vamos para isto recorrer a Apocalipse 21:1-4: “1 E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2 E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. 3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus. 4 E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas. “.

Agora vejam as semelhanças das palavras de Isaias do nosso versículo de estudo e as palavras em Apocalipse 21:24-27: “24 E as nações andarão à sua luz, e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. 25 E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite. 26 E a ela trarão a glória e honra das nações. 27 E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. “.

E é ai que os descrentes podem dizer: assim como Jesus pregava Isaias, pois tinha acesso às Escrituras, o apóstolo João, escritor de Apocalipse poderia também usar destas palavras para fazer as suas palavras na descrição da visão que teve da “Nova Jerusalém”.

E é por isso que uso a própria Palavra do Senhor para defender a minha fé, conforme Mateus 13:13-17: “13 Por isso, lhes falo por parábolas, porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem compreendem. 14 E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis e, vendo, vereis, mas não percebereis. 15 Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviu de mau grado com seus ouvidos e fechou os olhos, para que não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e compreenda com o coração, e se converta, e eu o cure. 16 Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. 17 Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes e não o viram, e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram. “.

Vivemos em um tempo em que muitos ainda têm seus corações endurecidos, seus olhos fechados e ouvidos reticentes às Palavras de Deus. No passado muitos profetas e justos desejaram o que hoje temos livre acesso, mas nem por isso vacilaram na sua fé. Engana-se aquele que pensa que quando Jesus voltar terá a oportunidade de se arrepender e receber a Salvação, pois veja como será este momento em Mateus 24:27: “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem. “.

Fonte da imagem: http://www.onortao.com.br/noticias/nao-mais-tardara-jesus-vem-sim-ele-vira–pra-elza-carvalho,44810.php (2017)

Fiquem na Paz do Senhor!

Deixe um comentário