Tenha todos os seus dias para o Senhor!

Joel 2

21 Não temas, ó terra; regozija-te e alegra-te; porque o SENHOR fez grandes coisas.

                Para entendermos esta mensagem de esperança que o profeta Joel deixou ao povo de Deus, vamos entender primeiro o que este povo estava vivendo naquela época.

                Joel é um profeta que pouca informação se tem na bíblia além do seu próprio livro, composto de apenas três capítulos, e ele começa profetizando um período de destruição, fome e seca que o povo de Deus passaria, causado para um praga de gafanhotos que destruiria todas as suas plantações. Este momento nós encontramos no capitulo 1, versículos 1 ao 7: “Palavra do SENHOR que foi dirigida a Joel, filho de Petuel. Ouvi isto, vós, anciãos, e escutai, todos os moradores da terra: Aconteceu isto em vossos dias? Ou também nos dias de vossos pais? Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, e vossos filhos, a seus filhos, e os filhos destes, à outra geração. O que ficou da lagarta, o comeu o gafanhoto, e o que ficou do gafanhoto, o comeu a locusta, e o que ficou da locusta, o comeu o pulgão. Despertai, ébrios, e chorai; gemei, todos os que bebeis vinho, por causa do mosto, porque tirado é da vossa boca. Porque uma nação subiu sobre a minha terra, poderosa e sem número; os seus dentes são dentes de leão, e tem queixadas de um leão velho. Fez da minha vide uma assolação, e tirou a casca da minha figueira, e despiu-a toda, e a lançou por terra; os seus sarmentos se embranqueceram. “. Apenas como curiosidade, a lagarta, o pulgão, a locusta e o gafanhoto são os quatro estágios de desenvolvimento do gafanhoto que conhecemos, com toda a sua voracidade sobre as plantações.

                Toda esta assolação que o povo de Deus passaria prenunciava um Dia de Julgamento do Senhor sobre toda a sua desobediência, como podemos ver mais a frente no versículo 15: “Ah! Aquele dia! Porque o dia do SENHOR está perto e virá como uma assolação do Todo-poderoso.”.

                Mas agora pergunto: será que Deus estava usando o profeta Joel apenas para anunciar um acontecimento para aquela época, ou estava profetizando algo para um futuro mais distante?

                Não tenho a pretensão de responder esta pergunta, mas coloco este trecho de Apocalipse 6 para analisarmos algumas semelhanças encontradas em Joel. Vamos analisar os versículos 12 ao 17: “E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue. E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte. E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos do seu lugar. E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo servo, e todo livre se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono e da ira do Cordeiro, porque é vindo o grande Dia da sua ira; e quem poderá subsistir?”.

                Na visão de João que teve ao ver o Cordeiro, no caso Jesus Cristo, abrindo o sexto selo do livro que se encontrava a direita do Trono de Deus, ele revela que o sol se tornaria negro e a lua vermelha como sangue, e estes elementos encontramos em Joel 2:31: “O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR. “. Os sinais que ocorrerão com as estrelas caindo e o céu desaparecendo, os montes e ilhas se movendo, podemos ver de forma semelhante em Joel 2:30: “E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue, e fogo, e colunas de fumaça. “. O medo dos habitantes da terra diante do acontecido, vemos em Joel 2:6: “Diante dele temerão os povos; todos os rostos são como a tisnadura da panela.”.

                E novamente pergunto: temos que nos preocuparmos com estes acontecimentos que irão acontecer?

                Preocuparmos não é a palavra exata, mas temos que tomar uma atitude agora. Veja o que o próprio Senhor diz em Joel 2:12-13: “Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em beneficência e se arrepende do mal.

                Todos os dias Deus nos dá a oportunidade de nos arrependermos de nossos erros, porque grande é a Sua Misericórdia, como vemos em Lamentações 3:22-23: “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. “.

                E qual a consequência desta atitude? O que Deus fará na vida daqueles que se voltarem a Ele?

                Em Joel 2:18-19 o profeta anunciou a esperança ao povo de Deus dizendo: “Então, o SENHOR terá zelo da sua terra e se compadecerá do seu povo. E o SENHOR responderá e dirá ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o óleo, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as nações. “.

                Hoje nossa esperança é Jesus Cristo. Assim como Deus enviou o trigo, a base para o pão, para saciar a fome do seu povo, Jesus é o Pão da Vida, como vimos em João 6:35: “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede. “. Assim como deu o mosto, o suco puro da uva, base para o vinho, que representava a alegria do povo, Jesus derramou o Seu Sangue, para nos dar uma nova vida, como dito em João 6:53: “Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. “. E finalmente o óleo, que dentre as diversas utilidades que tinha, destaco a de ser o combustível para dar luz, Jesus deixa o Espírito Santo, o Consolador, para trazer luz ao entendimento de tudo que Ele nos ensinou, como dito em João 14:26: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. “.

                E é por isso que o profeta Joel fala ao povo de Deus, no nosso versículo de estudo, para não temer, mas sim se alegrar, porque o Senhor fez grandes coisas. Jesus Cristo já fez tudo por nós, e não temos que temer e nos preocupar como o Dia do Senhor, mas sim nos voltarmos a Ele agora, enquanto há tempo, pois a Sua Palavra diz em Mateus 24:36-39: “Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. “.

Fonte da imagem: https://www.amigodecristo.com/2015/09/eclipse-total-lua-de-sangue-saiba-o-que-a-biblia-diz.html   (2016)

Fiquem na Paz do Senhor!

Deixe um comentário