Não é um obstáculo que o impedirá de crescer!

Salmos 92

12 O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. 13 Os que estão plantados na Casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus. 14 Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes, 15 para anunciarem que o SENHOR é reto; ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.

O trecho acima foi extraído de um salmo que é um cântico de louvor a Deus demonstrando o amor do salmista pela Obra, Justiça e Graça de Deus.

Nele, o salmista começa comparando a vida do justo, aquele que busca praticar a Justiça de Deus, ou seja, Sua Palavra, com o florescimento de uma palmeira e o crescimento de um cedro do Líbano.

Começando por algumas curiosidades, a palmeira mencionada aqui neste trecho refere-se à tamareira, espécie esta muito conhecida pelos seus frutos comestíveis, as tâmaras. Esta árvore é muito resistente ao calor, comum em regiões áridas e desérticas e, por conta das suas raízes, é muito difícil de ser arrancada, sendo assim, muito resistente aos ventos fortes. Outro fato curioso, é que antigamente, sem as técnicas modernas que hoje temos, uma tamareira demorava de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos.

Agora vamos conhecer o cedro do Líbano. Esta árvore muito típica da época e região tinha a sua forte madeira usada para construção de barcos, habitações e templos. É uma árvore também bastante resistente à seca e aos ventos fortes devido as suas profundas raízes. O cedro cresce muito devagar e chega a atingir até 40 metros de altura e 14 metros de diâmetro no tronco. Nos primeiros três anos de vida, as raízes crescem até um metro e meio de profundidade, mas sua altura não passa de 5 centímetros ainda. Aos quatro anos o Cedro começa a crescer vinte centímetros por ano e só aos quarenta produz sementes. Fazendo uma conta rápida, uma árvore para chegar a 40 metros levaria cerca de 200 anos. Agora o mais interessante nesta árvore, diferente de muitas outras, é que quando suas raízes encontram uma rocha, um obstáculo, ela não para de crescer, mais abraça esta rocha e continua sua busca por águas mais profundas e puras.

E é ai que veem as semelhanças ao justo que, firmado na Casa do Senhor, irá crescer e florescer, diante da Sua Presença, mesmo que passe pelas adversidades da vida, pelos desertos. Mesmo que ventos fortes contrários queiram o arrancar dos Átrios do Senhor, estando o justo, firmado na Rocha que é Jesus Cristo, mesmo com a idade avançada, ainda será viçoso e produtivo.

Agora que compreendemos as semelhanças, vamos embasá-las na Palavra de Deus.

O cristão estará firmado na Casa do Senhor, crescerá e florescerá, diante da Sua Presença, através da Sua Justiça, por que através do Ministério de Jesus Cristo, a profecia se cumpriu. Veja em Isaias 61:1-3: “O Espírito do Senhor JEOVÁ está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado, a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do SENHOR, para que ele seja glorificado. “.

Davi foi um grande testemunho que o tempo e a idade não poderiam impedi-lo de servir ao Senhor, e ele mesmo clama a Deus o Seu Amparo, como vemos em Salmos 71:17-18: “Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas. Agora, também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros.

E os frutos produzidos pelo cristão jamais cessarão, pois em Salmos 1:1-3 temos que: “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.”.

Mas qual o propósito de todas estas semelhanças? Por que o justo precisa se assemelhar as estas árvores?

Porque se faz necessário anunciar a Justiça de Deus, como Moisés o fez durante toda a sua vida, até os seus últimos dias, como vimos em Deuteronômio 32:1-4: “Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca. Goteje a minha doutrina como a chuva, destile o meu dito como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva. Porque apregoarei o nome do SENHOR; dai grandeza a nosso Deus. Ele é a Rocha cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos juízo são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é..

E como Jesus Cristo espera que todos nós façamos, dito em Marcos 16:15: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. “.

Fonte: http://evangelistajorge7072.blogspot.com.br/2012/02/o-cedro-do-libano-o-justo-florescera.html  (2016)

Fiquem na Paz do Senhor!

Deixe um comentário