Não há tristeza que dure com a Alegria do Senhor!

Salmos 4

7 Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se multiplicaram o seu trigo e o seu vinho. 8 Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.

Vamos começar com uma curiosidade. Sabe dizer em quantos versículos da Bíblia encontramos a palavra alegria? Se pegarmos a tradução Almeida Revista e Corrigida, encontramos 146 versos dos quais 24 deles são de Salmos, que se trata de uma coletânea de hinos ou orações, escrita por diversos autores, entre eles o rei Davi.

E a palavra felicidade? Quantos versículos você acha que existem? Para minha e talvez sua surpresa, apenas um e trata-se de Jó 30:15: “Sobrevieram-me pavores; como vento perseguem a minha honra, e como nuvem passou a minha felicidade. “. Mas isto não significa que a Bíblia não fale de felicidade. A palavra que encontramos nas Sagradas Escrituras que traduz este estado do ser humano é bem-aventurado, que dentre seus significados, encontramos a palavra feliz. Apenas para curiosidade também, esta palavra aparece em 87 versículos.

Para quem conhece a história de Jó na Bíblia sabe que ele passou por uma tremenda aflição. Seus filhos todos morreram, ele perdeu todas as suas riquezas materiais, e ficou acometido de uma terrível doença, a ponto de declarar que sua felicidade simplesmente se desvaneceu com uma nuvem. Porém, decorrente de sua fidelidade, Deus o restituiu em dobro o que havia perdido.

Mas será que existe uma relação entre alegria e felicidade? Antes de seguirmos com esta questão, vamos recorrer ao dicionário. Para alegria, encontramos que é um “estado de viva satisfação, de vivo contentamento; regozijo, júbilo, prazer” e para felicidade, encontramos que é um “estado de uma consciência plenamente satisfeita.”. Parece que é a mesma coisa, mas existe uma diferença importante. Ambos são estados, o que representa que há uma duração para tal, mas alegria nos leva a pensar em um momento mais curto, e felicidade algo de longa duração.

Vamos ver na Bíblia sobre estes dois estados do ser humano.

Para alegria, recorro a Eclesiastes 3:4: “Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;. A forma mais evidente de se reconhecer que uma pessoa está alegre e ver um sorriso em seu rosto. Não dá para imaginar uma pessoa sorrindo o tempo todo, mesmo porque iria causar câimbras no rosto, e o próprio Jesus Cristo nos diz em João 16:33: “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. “.

Para felicidade, recorro a Salmos 1:1-3: “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará. “. Note que a felicidade, no caso a bem aventurança, não se nota pela aparência, mas sim de atitudes, comportamentos, conduta, e que representa um estado duradouro na vida de um ser humano.

Agora voltemos à questão da relação entre alegria e felicidade com mais algumas perguntas.

É possível ser alegre e não ser feliz? É ai que eu lembro de um conto, cuja origem desconheço, que ilustra esta situação. Um certo homem encontra-se em um consultório de um psicólogo procurando ajuda para sua depressão e o profissional dá o seguinte conselho a este homem: “Aqui na cidade tem um circo que possui um palhaço muito divertido. Todo final de semana a noite, o público lota este circo para dar boas gargalhadas com este palhaço. Por que você não experimenta ir lá uma destas noites? Acredito que isto irá ajuda-lo com seu problema?”. Mas o homem logo responde: “Não vai resolver não, pois aquele palhaço sou eu.”.

É claro que isto é só um exemplo e não uma realidade a todos, e longe de dizer que um palhaço não pode ser feliz. Dar boas risadas sim é muito bom, mas o ponto em que quero chegar é que a felicidade pode não estar presente em uma vida aparentemente alegre. A felicidade, por representar um estado duradouro, precisa estar assentada em valores sólidos, que ultrapassam a barreira física e material, naturalmente temporária, e que um dia se acabará.

Veja que no versículo 7 da nossa passagem, o salmista tenta comparar a alegria que ele tem em seu coração, proveniente de presença de Deus em sua a vida, com a alegria dos cultivadores de trigo e uvas na época de uma farta colheita. Esta presença se confirma no versículo anterior, onde ele escreve: “Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? SENHOR, exalta sobre nós a luz do teu rosto. “.

Mas veja que esta alegria se traduz em paz, tranquilidade e segurança, demonstrados no versículo seguinte.

Jesus Cristo nos ensinou o que é a verdadeira felicidade, aquela que não se estingue nem com o fim da vida neste mundo, pregada no conhecido Sermão da Montanha, e relatada em Mateus 5:1-11: “Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; e, abrindo a boca, os ensinava, dizendo: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus; bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus; bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa.”.

Para finalizar, fica a última pergunta. Se você alcançou a verdadeira felicidade pregada por Jesus você demonstrará alegria em sua vida? Ele mesmo termina dizendo no versículo 12 seguinte: “Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.”, mostrando que devemos primeiro buscar o que é duradouro, pois se um dia passarmos por alguma aflição, uma tristeza, ela será passageira, pois a Palavra de Deus garante em Salmos 30:5: “Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.”.

Fonte da imagem: http://aproveiteodiacarpediememlatim.blogspot.com.br/2010/10/o-choro-pode-durar-uma-noite-mas.html  (2016)

Fiquem na Paz do Senhor!

Deixe um comentário