Servir a Cristo é leve e suave!

Isaias 10

27 E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo, do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção.

Compreender as Sagradas Escrituras no Livro de Isaias sempre foi um tremendo desafio para mim. Inicialmente pela minha pequena experiência nesta vida de fé e depois, pela profundidade das mensagens escritas por este profeta.

Vamos, por isto, iniciar entendendo o significado de uma palavra muito importante neste estudo: jugo.

Jugo é uma peça de madeira usada para atrelar dois bois à carroça ou arado. No sentido figurado, é uma sujeição imposta pela força ou autoridade, uma opressão. Mas também pode representar um vinculo de submissão e obediência.

Agora vamos compreender o contexto histórico desta mensagem.

Logo no início do capitulo 10, o profeta começa com uma advertência, descrita nos versículos 1 e 2: “Ai dos que decretam leis injustas e dos escrivães que escrevem perversidades, para prejudicarem os pobres em juízo, e para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo, e para despojarem as viúvas, e para roubarem os órfãos! “. Esta advertência era para as autoridades e lideres religiosos que estabeleciam leis injustas ao povo de Deus, tirando os direitos dos menos favorecidos e afligindo os mais necessitados. Jesus Cristo muitas vezes repreendeu da mesma forma, como podemos ver em Mateus 23:13-14: “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais aos homens o Reino dos céus; e nem vós entrais, nem deixais entrar aos que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso, sofrereis mais rigoroso juízo.“.

Por conta desta injustiça praticada e da hipocrisia, Deus usa o Império Assírio para repreender o seu povo, como vemos nos versículo 5 e 6: “Ai da Assíria, a vara da minha ira! Porque a minha indignação é como bordão nas suas mãos. Enviá-la-ei contra uma nação hipócrita e contra o povo do meu furor lhe darei ordem, para que lhe roube a presa, e lhe tome o despojo, e o ponha para ser pisado aos pés, como a lama das ruas, “, mas este não ficaria também impune por conta de sua arrogância, como visto no versículo 12: “Por isso, acontecerá que, havendo o SENHOR acabado toda a sua obra no monte Sião e em Jerusalém, então, visitarei o fruto do arrogante coração do rei da Assíria e a pompa da altivez dos seus olhos. “.

Mas a Ira de Deus não duraria para sempre e a Sua Misericórdia entraria em ação com a redenção do seu povo, aqueles poucos que sobreviveram, como vimos nos versículos 20 ao 23: “E acontecerá, naquele dia, que os resíduos de Israel e os escapados da casa de Jacó nunca mais se estribarão sobre o que os feriu; antes, se estribarão sobre o SENHOR, o Santo de Israel, em verdade. Os resíduos se converterão, sim, os resíduos de Jacó, ao Deus forte. Porque ainda que o teu povo, ó Israel, seja como a areia do mar, só um resto dele se converterá; uma destruição está determinada, trasbordando de justiça. Porque determinada já a destruição, o Senhor JEOVÁ dos Exércitos a executará no meio de toda esta terra. “.

Esta redenção foi profetizada nos versículos 25 e 26 que diz: “Pelo que assim diz o Senhor JEOVÁ dos Exércitos: Não temas, povo meu, que habitas em Sião, a Assíria, quando te ferir com a vara e contra ti levantar o seu bordão, à maneira dos egípcios; porque daqui a bem pouco se cumprirá a minha indignação e a minha ira, para os consumir .Porque o SENHOR dos Exércitos suscitará contra ele um flagelo, como a matança de Midiã junto à rocha de Orebe e como a sua vara sobre o mar, que contra ele se levantará, como sucedeu aos egípcios. “ e depois, consumada e relatada em II Reis 9:35-37 que fala: “Sucedeu, pois, que naquela mesma noite, saiu o anjo do SENHOR e feriu no arraial dos assírios a cento e oitenta e cinco mil deles; e, levantando-se pela manhã cedo, eis que todos eram corpos mortos. Então, Senaqueribe, rei da Assíria, partiu, e foi; e voltou e ficou em Nínive. E sucedeu que, estando ele prostrado na casa de Nisroque, seu deus, Adrameleque e Sarezer, seus filhos, o feriram à espada; porém eles escaparam para a terra de Ararate; e Esar-Hadom, seu filho, reinou em seu lugar. “.

Cumpre-se assim a profecia descrita no versículo 27 que toda a carga sobre o povo de Deus, compreendida pela opressão que sofria naquela época, seria tirada de suas costas, e o seu jugo seria despedaçado pelo Poder de Deus, quando o anjo do Senhor feriu os assírios.

Mas será que esta profecia se restringia somente àquele momento? É ai que encontramos a profundidade dos textos de Isaias. Se continuarmos em Isaias 11:1-4 encontraremos: “Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, e o Espírito de sabedoria e de inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. E deleitar-se-á no temor do SENHOR e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos; mas julgará com justiça os pobres, e repreenderá com equidade os mansos da terra, e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio. “.

Nesta passagem Isaias profetizava a segunda vinda de Jesus Cristo ao mundo e o seu Reinado Milenar aqui na Terra, mas já na sua primeira vinda, de forma semelhante, Jesus veio para dar redenção aos oprimidos e quebrar o jugo que estava sobre eles. Temos a prova disto em Lucas 4:17-19: “E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.”.

Jesus prometeu alívio aos cansados e oprimidos, oferecendo o seu jugo, não o da opressão, mas o da obediência e submissão a Deus, demonstrada pela sua mansidão e humildade, e dando descanso a nossa alma. Vimos isto em Mateus 11:28-29: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. “.

Agora, voltando, a definição de jugo, lembra que este serve para atar dois bois e não somente um, para puxar uma carga? Pois bem, agora veja este versículo de Mateus 11:30: “Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. “. Jesus diz que o seu jugo é suave e o seu fardo é leve, porque Ele próprio estará ao nosso lado, nos ajudando com a carga de nossas vidas.

Fonte da imagem: http://eberlenzcesar.blog.br/2013/08/05/vinde-a-mim/  (2016)

Fique na Paz do Senhor!

Deixe um comentário