II Samuel 22
33 Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho.
A passagem acima é parte de um Cântico de Davi, em Ação de Graças a Deus, por tudo o que Ele tinha feito na sua vida.
Davi foi um grande rei do povo judeu e também um grande servo de Deus. Como rei, venceu grandes batalhas, conquistou muitos territórios, mas também cometeu graves erros e sofreu diversas investidas contra a sua vida. Porém, como servo, buscava sempre ser obediente ao seu Senhor, e constantemente o louvava, agradecia e adorava, demonstrando claramente a Soberania de Deus sobre sua vida.
Nesta passagem, falaremos sobre dois atributos divinos do Senhor que Davi conhecia muito bem, e que ele próprio testemunhou, mostrando-nos que hoje também podemos nos agraciar desta Majestosa Soberania. São eles:
- Deus é nossa fortaleza: toda fortaleza tem a função de proteger, guardar de ataques inimigos, e Deus perfeitamente representa a nossa proteção, quando nos refugiamos nEle. São várias as passagens onde encontramos referências deste atributo de Deus, mas o Salmo 91:1-2 descreve maravilhosamente, com podemos ver: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.”.
- Deus é a nossa força: quando passamos por grandes dificuldades e lutas nesta vida, é natural sairmos fracos e cansados, pois a nossa condição humana é frágil, principalmente quando lutamos contra forças espirituais e sobrenaturais, mais poderosas que nós. Mas Deus conhece muito bem nossas fraquezas e limitações e, por isso, Ele mesmo declara que nos restabelece nossas forças, como podemos ver em Isaias 41:10: “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. “ e em Mateus 11:28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.“.
Agora que aprendemos estes dois atributos de Deus, vamos entender porque Davi disse que o Senhor desembaraça perfeitamente o nosso caminho.
Quando Davi referiu-se a um caminho, ele estava dizendo que este caminho representava a sua própria vida e que em determinados momentos, neste caminho surgiram embaraços, dificuldades, obstáculos, enfim, não era um caminho perfeito.
Antes de prosseguirmos com este entendimento, vamos nos atentar a um conceito. Ao falarmos de caminho, sabemos que ele representa uma trajetória partindo de um ponto para se chegar a um destino, ou seja, outro ponto.
Se lembrarmos dos tempos de escola, a definição de um segmento de reta é a menor distância entre dois pontos, ou seja, se sairmos de um local e queremos percorrer a menor distância até outro local, temos que seguir em linha reta, e este “caminho” é único.
Como seres humanos, Deus nos proveu da capacidade de nos deslocarmos e, por isso, na nossa vida, seguimos por vários caminhos, partindo de um ponto para alcançar outro lugar. Mas não quero apenas me referir a caminhos reais, como ruas, estradas, etc., mas também a objetivos na nossa vida que, para alcança-los, temos que tomar um “caminho”, uma “rota”, uma direção.
Acredito que cada um de nós tenha um objetivo na vida. A própria necessidade de manutenção da nossa vida física nos leva a buscar objetivos para continuarmos vivos. Quando perdemos este sentido de preservação da nossa vida, não se assuste o que vou falar, mas passamos a nos tornar suicidas.
Porém não é este objetivo que quero focar, mas sim naquele que visa a necessidade de manutenção da nossa vida espiritual, ou seja, a preservação da nossa relação com Deus. E é ai que para alcançar este objetivo, só há um único caminho que o próprio Jesus Cristo nos ensinou em João 14:6: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”,
Agora, amado leitor, eu o convido a refletir nesta questão: como você acha que é este caminho que Jesus nos diz? Este caminho é cheio de embaraços, sinuoso, ou uma linha reta, ou seja, a menor distância entre você e Deus? Porque se olharmos na nossa mensagem, Deus perfeitamente desembaraça este caminho. Este caminho terá obstáculos e dificuldades, ou será fácil? Jesus nos avisou em João 16:33: “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”.
Portanto, se você quer ter Deus como sua fortaleza e sua força, qual o caminho que você tomará em sua vida? Lembre-se: uma reta une dois pontos e atalhos não existem, pois fora da reta, a distância será maior, e você estará mais longe dEle.
Fonte da Imagem: http://versiculopalavra.blogspot.com.br/2015/01/desembaraca-o-caminho.html (2016)
Fiquem na Paz do Senhor!
