Nada fica oculto aos Olhos de Deus!

Lucas 12

2 Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido.

                  Esta declaração partiu do próprio Jesus Cristo aos seus discípulos, quando Ele os alertava da hipocrisia dos fariseus, sacerdotes estes que se diziam profundos conhecedores das Escrituras Sagradas e que a todo tempo buscavam armar ciladas contra Jesus para tentar encontrar algo para acusá-lo. Podemos ver claramente isto nesta passagem de Lucas 11:52-54: “Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência! Vós mesmos não entrastes e impedistes os que entravam. E, dizendo-lhes ele isso, começaram os escribas e os fariseus a apertá-lo fortemente e a fazê-lo falar acerca de muitas coisas, armando-lhe ciladas, a fim de apanharem da sua boca alguma coisa para o acusarem. “ e logo em seguida em Lucas 12:1: “Ajuntando-se, entretanto, muitos milhares de pessoas, de sorte que se atropelavam uns aos outros, começou a dizer aos seus discípulos: Acautelai-vos, primeiramente, do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.

                  Jesus sabia que seria traído pelo seu próprio povo, porque tinha a revelação de Deus, o Pai que lhe enviou, através da Sua Onisciência, ou seja, a ciência de todas as coisas. Este fato é marcado em Mateus 26:21 onde Jesus diz aos seus discípulos na última ceia: “E, enquanto eles comiam, disse: Em verdade vos digo que um de vós me há de trair. “.

                  E é exatamente sobre a Onisciência de Deus que estudaremos nesta mensagem. Veremos que não há nada que parece estar escondido, oculto, que não venha se revelar perante os Olhos do Senhor.

                Para mostrar isto, vamos estudar uma passagem muito conhecida do Antigo Testamento que relata um grande erro cometido pelo rei Davi, ao cometer adultério com a esposa de um dos seus oficiais que acabou trazendo duas graves consequências: a morte do seu oficial, tramada pelo próprio Davi e um filho com esta mulher, este que depois veio a falecer ainda criança. Esta passagem encontramos em II Samuel 11:2-5: “Um dia, após o almoço, Davi levantou-se depois de ter dormido um pouco, e foi passear no terraço do palácio real. Do terraço avistou uma mulher que banhava-se. E notou que era uma mulher muito bonita. Davi desejou saber quem era aquela mulher. Ao que lhe informaram: “O nome dela é  Bate-Seba, filha de Eliã e esposa de Urias, teu servo heteu. Então Davi mandou que a trouxessem para ele, e teve relações sexuais com ela, que havia concluído o tradicional ato de purificação em função do ciclo menstrual. Depois ela retornou para sua casa. Passado algum tempo, a mulher descobriu que havia engravidado e mandou um recado a Davi, contando-lhe: “Eis que estou grávida!”(KJA).

                Davi recebendo a notícia tentou inicialmente ocultar o fato criando uma situação para que Urias, o seu oficial traído, fosse estar com sua esposa, para que pudesse parecer que este filho fosse dele e não de Davi. Mas, diante da lealdade de seu oficial, o plano fracassou. Ai Davi tramou toda uma situação para que este seu servo fosse morto em um das batalhas, como vimos em II Samuel 14-17: “Na manhã seguinte, Davi escreveu uma mensagem a Joabe e a enviou por intermédio do próprio Urias. Escreveu Davi em sua missiva: “Coloca Urias no ponto mais letal da batalha e retirem-se, deixando-o só, a fim de que seja ferido pelo inimigo e venha a morrer no campo de luta.” Joabe, que sitiava a cidade inimiga, ordenou que Urias tomasse lugar onde ele sabia estarem os guerreiros mais audazes e violentos. Os que defendiam a cidade saíram para atacar Joabe, e mataram alguns dos oficiais do exército, isto é, dos servos do rei Davi. E morreu também Urias, o heteu.” (KJA).

                O plano de encobrir o erro de Davi havia sido executado, mas vamos ver se isto ficou o oculto perante o Senhor. Em II Samuel 11:26-27 temos: Ouvindo, pois, a mulher de Urias que Urias, seu marido, era morto, lamentou a seu senhor. E, passado o luto, enviou Davi e a recolheu em sua casa; e lhe foi por mulher e ela lhe deu um filho. Porém essa coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do SENHOR. “.

                A primeira consequência do erro de Davi foi a morte do seu oficial. Agora vamos ver a segunda consequência deste ato. Em II Samuel 11-14 encontramos: “Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua mesma casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol. Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol. Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR traspassou o teu pecado; não morrerás. Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do SENHOR blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá.”.

                Aquilo que Davi cometeu sobre a família de seu servo Urias, ou seja, o adultério, acabou acontecendo com as suas mulheres, e aquilo que Davi pensava que ia ficar oculto, veio a ser revelado ao todo o seu reino. Isto levou Davi reconhecer o seu erro, principalmente perante o Senhor, que o perdoou do seu pecado. Porém, os inimigos do Senhor, aqueles que não eram o seu povo, blasfemaram o Deus de Davi, trazendo como consequência, a morte do seu filho.

                Agora, talvez você pergunte. Porque Deus fez um inocente morrer pelo pecado de Davi? Difícil de compreender, mas simples de se dizer. Porque Deus amava Davi e queria que ele não morresse, mas sim fosse salvo. E foi assim que Deus fez com todos nós que pecamos contra Ele. Deus deu a vida do Seu Filho Único, seu Filho Inocente, para nos perdoar e para que todos nós fossemos salvos. Isto nós vemos em João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. “.

Fonte da imagem: http://jenuanlira.blogspot.com.br/2013/05/o-pecado-de-davi.html (2016)

Fiquem na Paz do Senhor!

Deixe um comentário