Números 23
19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?
A mensagem que estudaremos aqui foi extraída de uma passagem bíblica muito conhecida, que conta um momento em que o profeta Balaão havia sido procurado pelo rei de Moabe, Balaque, para amaldiçoar o povo de Israel, pois estava com medo do que o povo de Deus havia feito com outras nações inimigas.
Balaão não atendeu ao pedido do rei Balaque, porque Deus o ordenara que não amaldiçoasse o Seu povo, pois este era abençoado por Ele, como podemos ver em Números 22:12: “E Deus disse a Balaão: Não irás com eles; não amaldiçoarás a este povo, porquanto é bendito. “. Porém Balaão, apesar de sua obediência, tinha o seu coração corrompido pela ganância e havia contribuído para que o povo de Deus viesse a transgredir a Lei do Senhor, como podemos ver em Apocalipse 2:14: “entretanto, algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, introduzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem.”. Foi por conta disto, que Deus usou a jumenta para livrá-lo da espada do Seu Anjo e repreendê-lo de suas más obras, como vemos em Números 22:31-33: “Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do Senhor parado no caminho, e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se com o rosto em terra. Disse-lhe o anjo do senhor: Por que já três vezes espancaste a tua jumenta? Eis que eu te saí como adversário, porquanto o teu caminho é perverso diante de mim; a jumenta, porém, me viu, e já três vezes se desviou de diante de mim; se ela não se tivesse desviado de mim, na verdade que eu te haveria matado, deixando a ela com vida.”.
Esta introdução foi apenas para entendermos o contexto da nossa mensagem, cujo objetivo é mostrar que Deus jamais se nega, ou seja, Deus não mente em suas Promessas e não se arrepende do que fala.
Quando Deus disse que o Seu povo não seria amaldiçoado, pois ele já era bendito, ou seja, abençoado, é porque o povo de Deus carregava uma Aliança com o Senhor, feita a Abrão, como vemos em Genesis 12:1-2: “Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção. “. E seria desta grande nação que viria Jesus Cristo, para salvar toda a humanidade, ou melhor, todos aqueles que acreditarem na sua Obra Redentora, como vemos em Gálatas 3:13-14: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; para que aos gentios viesse a bênção de Abraão em Jesus Cristo, a fim de que nós recebêssemos pela fé a promessa do Espírito.” e em Gálatas 3:16: “Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é Cristo.”.
Quando Balaão falou a Balaque, inspirado por Deus, que o Senhor não mente, não se arrepende e não deixa de cumprir o que promete, o profeta não tinha a Palavra de Deus como a temos hoje. Ele não tinha provas como nós temos através das Sagradas Escrituras, que Deus é sempre fiel a cumprir o que promete, que não pode se negar e esta sempre vigilante para que Sua Palavra se cumpra.
Em Jeremias 1:11-12, encontramos: “E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? Eu respondi: Vejo uma vara de amendoeira. Então me disse o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.”. Nesta passagem, Jeremias teve uma visão de uma vara de amendoeira. Se buscarmos o significado da palavra vara na bíblia, encontraremos que representam pessoas, pois Cristo nos comparou a varas, a ramos de uma videira, visto em João 15:5: “Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”. Já a amendoeira era uma árvore, cujo significado em hebraico era “shaqad”, que pela concordância de Strong, significa vigilante.
Portanto, quando Jeremias disse ao Senhor que via uma “vara de amendoeira”, ele estava vendo uma pessoa vigilante, que representaria o próprio Senhor, que vela, que guarda pelo cumprimento da Sua Palavra.
Assim, amado leitor, se você sentiu em seu coração, Deus falando através da Sua Palavra, uma promessa, uma resposta a suas orações, uma vitória, pode acreditar que Ele cumprirá.
E como saber que Deus esta falando com você? O salmista descreveu maravilhosamente a Voz de Deus nos Salmos 29 e você não terá dúvidas, pois:
3 A voz do Senhor ouve-se sobre as águas;
4 A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade.
5 A voz do Senhor quebra os cedros;
7 A voz do Senhor lança labaredas de fogo.
8 A voz do Senhor faz tremer o deserto;
9 A voz do Senhor faz as corças dar à luz, e desnuda as florestas; e no seu templo todos dizem: Glória!
Fonte da imagem: http://blogdoantonicodaigreja.blogspot.com.br/2011/03/balaao-e-o-anjo.html (2016)
Fiquem na Paz do Senhor!
