Deus supre todas as nossas necessidades!

Salmos 23

1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. 

               Este Salmo foi escrito por Davi que, não por coincidência, foi um pastor de ovelhas, escolhido por Deus, provavelmente pelas qualidades que tinha, para cuidar do Seu povo, do Seu “rebanho”. Por que eu falo, não por coincidência? Porque simplesmente o próprio Jesus Cristo se qualificou como o Bom Pastor, que podemos ver em João 10:11a: “Eu sou o bom pastor;.

                 A ovelha, por ser um animal dócil e sem defesa, precisa de cuidados especiais e o bom pastor, muitas vezes, arrisca sua vida para protegê-la de animais predadores. Davi foi grande exemplo disto, como visto em I Samuel 17:34-35: “Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai, e sempre que vinha um leão, ou um urso, e tomava um cordeiro do rebanho, eu saía após ele, e o matava, e lho arrancava da boca; levantando-se ele contra mim, segurava-o pela queixada, e o feria e matava.”.

                 Jesus Cristo foi muito mais, além disto. Ele deu a Sua vida, para nos livrar da morte, como visto em João 10:11-15: “O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é o pastor a quem as ovelhas pertencem, vê a aproximação do lobo, abandona as ovelhas e foge. Então, o lobo as apanha e dispersa o rebanho. O mercenário foge, porque é um mercenário e não tem zelo pelas ovelhas. Eu Sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e sou conhecido por elas; assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e entrego minha vida pelas ovelhas. “.

                O bom pastor não só protege a suas ovelhas, e sim, supre todas as suas necessidades. O Senhor, como nosso Pastor, não poderia ser diferente, como podemos ver em Filipenses 4:19: “Mas o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades, em conformidade com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.”. Quando Deus fala “todas as vossas necessidades”, Ele se refere primeiramente as nossas necessidades espirituais e depois as materiais. Uma passagem muito conhecida que demonstra este fato é a “A multiplicação dos pães”. Jesus, após ter ministrado orientações a uma multidão, os alimentou com abundancia de pães e peixes, como podemos ver em Marcos 6:34: “Quando Jesus desceu do barco e observou aquele enorme ajuntamento de pessoas, sentiu compaixão por elas, porquanto eram como ovelhas sem pastor. E, sem demora, passou a ministrar-lhes muitas orientações. “ e em Marcos 6:42-44: “Todas as pessoas comeram à vontade e ficaram satisfeitas. Os discípulos ainda recolheram doze cestos repletos de pedaços de pão e de peixe. E foram alimentados cinco mil homens naquele dia.”.

                Não diminuindo a importância das coisas materiais, mas vamos nos deter a estudar como Jesus pode nos suprir, primeiramente, das nossas necessidades espirituais, seguindo os demais versículos do Salmo 23:

2 Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranquilas:

                Assim como o pastor leva suas ovelhas a pastos e ribeiros para comer e beber, Jesus se oferece como sendo o nosso Pão e Fonte de Água da Vida, como podemos ver em João 6:35: “Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome,.” e em João 4:14: “mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna. “.

3 Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.

                Assim como o pastor conduz suas ovelhas por caminhos estreitos em busca do frescor da sombra de uma copa de árvore, Jesus é o próprio e único Caminho, que nos leva, para nossa proteção, debaixo das Asas do Senhor. Isto nós podemos ver em João 14:6: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. e em Salmos 91:4: “Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio;”.

4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

                A vara do pastor serve para proteger as ovelhas do ataque de predadores e o cajado, para resgatá-la, erguê-la de algum local de difícil, acesso. Quem sabe o que é sofrer pela perda de um ente querido, sabe o que é andar pelo “vale da sombra da morte”. Quando você esta sozinho, se nenhum amparo, é algo extremamente angustiante, cuja tristeza te consome a cada dia, mas quem tem Cristo como o seu Pastor sabe que “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se projetem para o meio dos mares; ainda que as águas rujam e espumem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.”, visto em Salmos 46:1-3.

5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.

                Como ovelhas que, sob a proteção do seu aprisco e os cuidados do seu pastor, podem se banquetear, mesmo tendo predadores por perto, assim serão os que têm Cristo como o seu Pastor, porque um dia, serão preparados para as Bodas do Cordeiro, onde cearão alegremente com o Senhor, como revelado em Apocalipse 19:7-9: “Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhe a glória; porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou, e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos. E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. Disse-me ainda: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.  “.

                 Como promessa e recompensa por permitir que o Senhor seja o seu Pastor, além de nada lhe faltar, você saberá que:

6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Fonte da imagem: http://blogdolevanyjunior.com/reflexaosalmo-23-o-senhor-e-o-meu-pastor-nada-faltara/ (2016)

Fiquem na Paz do Senhor!

Deixe um comentário