Jesus: a Rocha que edifica a Igreja!

Mateus 16

18 Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

O momento que antecede esta declaração de Jesus a Pedro, um dos seus discípulos, demonstra uma realidade não só daquela época, mas uma realidade que ainda permanece neste mundo.

Jesus Cristo havia perguntado a seus discípulos, quem os homens achavam que era o “Filho do Homem”, conforme vemos em Mateus 16:13: “E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? “. E a resposta demonstrou que todos tinham apenas uma suposição, uma vaga ideia, talvez baseada em alguns relatos e conhecimentos dos seus antepassados, como vemos no versículo seguinte: “E eles disseram: Uns, João Batista; outros, Elias, e outros, Jeremias ou um dos profetas. “.

Mas quando perguntou aos seus discípulos, a resposta de um deles provocou um elogio de Jesus, como vemos em Mateus 16:15-17: “Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. “, demonstrando que Pedro não estava respondendo com base no seu conhecimento, mas sim, através da fé sobre a Palavra de Deus, onde o Filho do Homem, o Filho do Deus vivo, seria o Cristo, o Salvador.

Assim como Pedro, muitos outros homens tiveram o privilégio de ver Jesus pessoalmente, mas diferente do discípulo, não tinham a revelação de quem Ele realmente era. Em Mateus 13:14-15, temos que: “E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis e, vendo, vereis, mas não percebereis. Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviu de mau grado com seus ouvidos e fechou os olhos, para que não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e compreenda com o coração, e se converta, e eu o cure.”. E infelizmente, esta profecia de Isaias se aplica ainda hoje, pois muitos já ouviram falar de Jesus, e ainda não sabem quem Ele realmente é.

No versículo 18, que é o centro da nossa mensagem, poderemos conhecer um pouco mais de Jesus, através dEle mesmo.

Jesus começa dizendo assim: “Pois também eu te digo que tu és Pedro“, e aí vamos conhecer um pouco deste discípulo, para tentarmos encontrar base para nosso estudo. Pedro era como Jesus chamava o pescador Simão, conforme Mateus 4:18: “E Jesus, andando junto ao mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores.“ e, como vimos acima, Jesus chama-o de “Simão Barjonas” que quer dizer, Simão, filho de Jonas. Se buscarmos uma versão do evangelho de Mateus em grego, fonte de muitas traduções da bíblia de hoje, encontraremos a palavra Pedro como “Petros”, que significa “uma pequena pedra, um pedregulho”,

Continuando, Jesus disse: “e sobre esta pedra edificarei a minha igreja…“ e, na mesma linha, buscando uma versão grega, encontramos a palavra pedra como “petra”, que significa “uma massa sólida de pedra, uma rocha”.

Ai, amado leitor, eu o convido a refletir sobre esta declaração de Jesus. Se Ele, o Cristo, o Salvador, como o próprio Pedro o reconheceu, disse que edificaria a Sua igreja sobre uma pedra, Ele estaria se referindo a uma pequena pedra isolada, ou sobre uma massa sólida e compacta, uma rocha? E é por isso que eu vou recorrer as Sagradas Escrituras para buscar subsídios a este reflexão.

O próprio Pedro, em sua primeira carta I Pedro 2:1-8, escreve: “Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo, se é que já provastes que o Senhor é benigno. E, chegando-vos para ele, a pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina; e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.”, mostrando que, a Igreja de Cristo, iniciada pelos seus apóstolos e ainda em construção, por todos os seus discípulos, ou seja, que creem na sua Obra Redentora, é formada por pequenas pedras, no versículo 18, representada por Pedro, mas que estão edificadas sobre um pedra principal, que é Jesus Cristo, formando uma massa sólida, semelhante a uma rocha.

Quem já construiu uma casa ou conhece um pouco de construção, sabe que é necessário edifica-la sobre uma estrutura, conhecida como fundação, composta de vários elementos. Estes elementos são feitos de concreto: uma massa sólida composta de pedregulhos e cimento, que dão rigidez a esta estrutura.

Eu ouso me comparar, sem profundos conhecimentos de construção e das Sagradas Escrituras, a estes pedregulhos do concreto, e dizer que o que me une a outros pedregulhos como eu, é o cimento da fé e o amor, formando uma sólida estrutura, uma espécie de fundação, onde a pedra principal, é Jesus, o Nosso Cristo, o Nosso Salvador.

Para finalizar, deixo esta mensagem de Jesus, em Mateus 7:24-27: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.”. E Ele com isso nos garante que: “... as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”.

Fonte Imagem: https://saiadomuro.wordpress.com/2011/01/24/ (2016)

Fiquem na Paz do Senhor!

2 comentários em “Jesus: a Rocha que edifica a Igreja!

Deixe um comentário