Jesus nos dá livre acesso a Deus!

João 10

10 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

                Na bíblia encontramos várias citações da palavra porta, muitas delas representando realmente a porta que conhecemos, mas em outros, representando um símbolo.

                Sabemos que a porta, quando aberta, permite a entrada ou saída de um recinto, mas quando fechada, impede esta ação, nos dando segurança e proteção.

                Na passagem de João 10:10, Jesus Cristo estava se comparando a porta de um curral ou aprisco de ovelhas, justamente para simbolizar que esta porta, quando aberta, permitia as ovelhas saírem para as pastagens para se alimentarem  ou entrarem no curral para descansar. Quando a porta estava fechada, as protegia, impedindo a entrada de predadores ou ladrões, dando-as segurança.

                Quando olhamos Jesus como sendo a porta ou passagem que nos dá acesso a um recinto, podemos encontrar em Jesus o meio de ter acesso a Deus. Em João 14:6, temos: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”, demonstrando que Ele é a única forma de alcançarmos a Deus.

                Durante a vida de Jesus, o Santo Templo em Jerusalém era o local onde os judeus realizavam seus ritos conforme a Lei de Moisés. Dentro do Templo havia uma sala conhecida como o Santo dos Santos, conforme Hebreus 9:3-4: “Mas, depois do segundo véu, estava o tabernáculo que se chama o Santo dos Santos, que tinha o incensário de ouro e a arca do concerto, coberta de ouro toda em redor, em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas do concerto;”. Lá se guardava a Arca da Aliança, que representava a presença de Deus na terra e sua entrada era separada por um véu. Nesta sala somente o Sumo Sacerdote podia entrar uma vez por ano, para fazer penitencia pelos pecados do povo de Israel, como vemos em Hebreus 9:7: “mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo;.

                Quando Jesus Cristo, no ultimo suspiro de vida, demonstrado em Mateus 27:50-51: “E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras.“, entregou seu espirito a Deus, o véu do templo se rasgou de cima a baixo. A partir daquele momento, pelo sangue de Cristo derramado na cruz, se cumpre a ultima e eterna penitência de todos os pecados da humanidade, dando, a todos aqueles que nEle crerem, o livre acesso a Deus, comprovado em Hebreus 10:16-21: “Este é o concerto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seu coração e as escreverei em seus entendimentos, E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades. Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado. Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus “.

                Além do livre acesso a Deus que temos através de Cristo, a Nova Aliança selada após sua morte e ressurreição, aos que nEle crerem, nos dá o maior o tesouro que possamos receber, que é a nossa salvação, ou seja, ter acesso a Cidade Celestial, conforme Apocalipse 22:14:”Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham poder na árvore da vida lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.”. E como as pastagens, que servem de alimento as ovelhas, assim será a árvore da vida que nos alimentará e nos dará saúde, conforme Apocalipse 22:2:No meio da sua praça e de uma e da outra banda do rio, {estava} a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a saúde das nações.“.

                Amado leitor, a Porta que é Jesus Cristo está aberta para todos aqueles que querem passar por ela, e se assim o fizer, você desfrutará, já nesta vida, tudo o que Ele tem a nos oferecer: livre acesso a Deus, a sua salvação, proteção e todas as suas necessidades suprimidas.

                Hoje vivemos sobre a Graças de Deus, mas um dia essa porta se fechará e quem estiver de fora, não poderá mais entrar. Deixo para vocês refletirem a mensagem da Parábola das 10 virgens em Mateus 25:11-13:”E, depois, chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, senhor, abre-nos a porta! E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir.”.

Fiquem na Paz do Senhor!

Fonte imagem: http://ovrbo.blogspot.com.br/2014/02/o-veu-que-foi-rasgado.html (2016)

Um comentário em “Jesus nos dá livre acesso a Deus!

  1. Graças a Deus que ainda existem pregadores e ensinadores das escrituras que não abandonaram a verdade de que a salvação está sendo oferecida a todos, sem exceção, bastando, para isso, que a pessoa creia e aceite.

    Curtir

Deixe um comentário