Deus é o nosso socorro!

Salmos 46

1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

Quem nunca passou por um momento de angústia, diante de alguma dificuldade ou desafio, e não sabendo o que fazer ou a quem recorrer?

Quando Deus me revelou esta mensagem, eu me lembrei do momento em que Jesus estava sofrendo, pois estava chegando a hora de ser preso e levado a morte na cruz, que podemos ver em Lucas 22:41-44: “E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu, que o confortava. E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue que corriam até ao chão.”.

E o que podemos aprender com o exemplo de Jesus, diante de uma dificuldade, um momento de angústia e até mesmo agonia?

Simplesmente invocar Deus, buscando o seu conforto, mostrando sua total dependência e obediência a quem é o Único capaz de nos aliviar e tirar de um sofrimento. Em Hebreus 5:7-9 podemos confirmar esta prática e ensinamento que Cristo nos deixou: “O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo ele aperfeiçoado veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,”.

Cristo, em seus dias de vida aqui na terra passou por muitas aflições, e mesmo sabendo ser o Filho de Deus, aprendeu com tudo o que padeceu, a ser obediente ao Pai, levando a um crescimento e aperfeiçoamento.

A vida de Cristo nos trouxe muitos ensinamentos para lidarmos com as dificuldades dos nossos dias e a passagem de Oseias 10:12 nos ajuda a conhecer alguns deles: “Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia; lavrai o campo de lavoura; porque é tempo de buscar o SENHOR, até que venha, e chova a justiça sobre vós.“. Vamos entender cada ensinamento:

  1. Semeai para vós em justiça: a nossa vida, semelhante à vida de Cristo, deve ser sempre pautada na Justiça de Deus, que é a sua Palavra praticada. Em Gálatas 6:7, a Palavra de Deus fala: “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.”. Se quisermos colher a Justiça, devemos plantá-la, ou seja, vivê-la na prática.
  2. Ceifai segundo a misericórdia: Jesus Cristo, apesar de tudo o que fizeram com ele, humilhando-o, acusando-o, maltratando-o e por fim, matando-o, demonstrou durante toda sua vida, misericórdia sobre todos os que fizeram mal a ele, e na cruz do calvário, suas palavras em Lucas 23:34 foram: “E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.”. Se soubermos perdoar os que nos ofendem, Deus será misericordioso nos perdoando pelas nossas ofensas.
  3. Lavrai o campo de lavoura: Jesus preparou a terra, que é o seu evangelho, para semear a boa semente, que é a Palavra de Deus, para que ela germinasse em nossos corações, e desse os Frutos do Espírito. Ele nos ensinou este tesouro, com a parábola do semeador em Mateus 13:23: “mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro, sessenta, e outro, trinta.”. O nosso coração é o campo de lavoura, que deve estar limpo e preparado a receber a semente da Palavra de Deus.
  4. Porque é tempo de buscar o SENHOR: Jesus em seus momentos de aflição e angústia buscou a Deus, como vimos já acima. Hoje, vivemos e um mundo de injustiças, de sofrimento e é o momento de buscarmos o Senhor. Em Mateus 24:6-8 Jesus prediz isto: “E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores.”.

Portanto, amado leitor, se estiveres passando por um momento de angústia, saiba que Deus é o seu socorro bem presente. Faça como Cristo, em seu momento de grande aflição, para que chova a Justiça de Deus em sua vida.

Fiquem na Paz do Senhor!

Deixe um comentário