I Pedro 3
13 E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem?14 Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis;
Para entendermos o centro desta mensagem, vamos voltar ao versículo 12 que fala: “Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos, atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males.”.
Deus, na sua onisciência, na sua capacidade infinita de saber todas as coisas, nos mostra que está sempre atento a todos e a todo o momento. Nada passa despercebido de Deus, tanto o bem quanto o mal. Para os justos, aqueles que vivem a sua Justiça, que é a sua Palavra praticada, Ele tem os seus ouvidos voltados as vossas orações, as vossas súplicas. Mas para aqueles que vivem a praticar o mal, Deus manifesta sua indignação, seu descontentamento através da sua própria face, que é a sua Palavra revelada. Veja o que está escrito em Isaias 59:1-2: “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.“. Isto nos demonstra que as nossas transgressões são como uma parede que nos impede de ver a face de Deus, ter a revelação da sua Palavra, e faz com que as nossas orações não alcancem os seus ouvidos.
Para que Deus se revele diante de nossas vidas, temos que eliminar todo e qualquer obstáculo que obstrui o nosso caminho até Ele. Temos que ser zelosos do bem, ou seja, temos que ter apreço em praticar as boas obras e, assim, não precisamos nos preocupar com aqueles que nos querem fazer o mal.
Mas aí vem a pergunta natural. E se, por praticarmos a Justiça de Deus, vivermos a sua Palavra, venhamos padecer, sofrer por este amor? Deus responde: “sois bem-aventurados…”, ou seja, és feliz. Por quê? Porque Ele mesmo disse em Mateus 5:10: “bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus;”. E é esta a nossa esperança, mesmo diante de tanta injustiça, de tanto sofrimento, a esperança da nossa salvação. E Deus diz mais ainda: “E não temais com medo deles, nem vos turbeis;”, não temos que nos preocupar, pois em Naum 1:7, Deus nos fala: “O SENHOR é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele.”.
Portanto, meu amado leitor, não precisa temer mal algum em sua vida, mas sim, preocupe-se em sempre guardar o bem, pois Deus nos garante que Ele é nossa Fortaleza.
Fiquem na Paz do Senhor!
