Seja um guerreiro de Deus!

Efésios 6

11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo;

Antes de entrarmos no entendimento da mensagem, gosto primeiramente buscar o significado de algumas palavras para nos ajudar nesta interpretação.

A primeira palavra é cilada, que significa “ação de surpreender o inimigo ou a caça; emboscada”. Isto nos demonstra que o diabo se coloca como nosso inimigo, nos querendo pegar desprevenidos, de surpresa. É confirmado isto, na passagem de I Pedro 5:8 que diz: “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;”.

A segunda palavra é astuta, que significa “hábil para fazer maldades, especialmente enganando outrem”, a qual demonstra a principal arma do diabo. E é exatamente o que ele, astutamente, deseja sempre fazer: enganar-nos da sua existência e da sua influência em nossas vidas. Imagine você, se o diabo aparecesse a todos em carne e osso, perfeitamente visível. Qual seria a reação de muitos? Eu acredito que, principalmente para os descrentes, estes passariam a acreditar na existência de Deus, e o buscariam como socorro. Portanto, meus amados, o diabo armará emboscadas, para aqueles que não estão vigilantes a suas ações, para tentar, insistentemente, tragá-los como um leão faz a suas presas.

Antes de falarmos sobre como nos proteger destas ciladas do diabo, gostaria de falar o porquê de nos protegermos da ação do nosso inimigo. No versículo 12, a Palavra de Deus explica: “Porquanto, nossa luta não é contra seres humanos, e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.“ (KJA).

Deus nos fala que a nossa luta não é contra o homem, mas sim, contra quatro ordens de seres espirituais, a saber:

Principados: são ordens de seres espirituais que agem sobre os governantes para atuarem sobre as nações, sobre todo um país;

Potestades: são ordens de seres espirituais que agem sobre líderes religiosos, visando dirigir a orientação espiritual das pessoas;

Dominadores: são ordens de seres espirituais que agem sobre o intelecto humano, levando as pessoas a viverem escravas do ceticismo, destruindo a sua fé;

Forças espirituais do mal: são classes de seres espirituais que visam afetar tanto a saúde física como psíquica das pessoas.

Agora, talvez alguém possa dizer, mas não é uma desculpa do homem atribuir todo o sofrimento, doenças, injustiças ao diabo? Sim, eu acredito que isto é outra cilada que o diabo coloca novamente. Temos que lembrar que somos providos do livre-arbítrio e, portanto, temos a liberdade de tomarmos nossas próprias decisões e, com isto, somos nós próprios diretamente responsáveis pelas consequências de nossas decisões, tanto para o bem, quanto para o mal.

Vou dar um exemplo disto: sabemos que direção e álcool não se combinam. Muitas pessoas podem dizer: estou em condições de dirigir e não é uma bebidinha que vai me impedir.  Esta autoconfiança muitas vezes é uma cilada do diabo, mas a decisão de dirigir após ter bebido álcool é nossa, e não podemos dizer que não sabemos das consequências que isto pode trazer.

Agora podemos voltar ao centro da nossa mensagem e entender como podemos nos defender das astutas ciladas do diabo.

Assim como no passado os soldados romanos se revestiam de uma armadura para se proteger em uma batalha, nós também temos a nossa disposição, a Armadura de Deus para nos proteger em uma batalha espiritual contra as ordens do mal.

Nos versículos de 14 a 17 temos: “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus,” e agora vamos explicar cada um dos itens desta Armadura:

Cinto da Verdade: na armadura do soldado romano, o cinturão tinha a função de sustentar toda a armadura no seu corpo. Na Armadura de Deus, o Cinto da Verdade também mantem todos os demais componentes da Armadura firmes ao nosso espírito. O que o diabo mais usa contra nós é a mentira, falsas acusações de que não somos capazes de lutar e vencer em nossa vida, mas a Verdade de Deus mostra exatamente o contrário. Somos, pelo Nome de Jesus Cristo, providos de toda a capacidade e é Deus quem nos provê esta capacidade. Em Romanos 8:37-39 temos a prova desta Verdade: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!”.

Couraça da Justiça: a couraça do soldado o protegia de toda investida na região do tórax, onde se encontra o coração, que poderia tirar a sua vida. A Couraça da Justiça de Deus nos reveste de toda acusação do diabo querendo nos convencer que não somos dignos da proteção de Deus, nos querendo atingir no centro de nossas emoções que é o nosso coração, mas em Romanos 8:33, a Palavra nos mostra: “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

Evangelho da Paz: os pés do soldado eram vulneráveis a armadilhas, a se ferir no solo e estes, uma vez feridos, impedia-o de ficar de pé, de andar e de correr. O Evangelho da Paz, em Lucas 10:19 nos fala: “Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum.”. Os soldados romanos calçavam sandálias para proteger o seus pés e nós temos o Evangelho que nos reveste de poder para pisarmos sobre tudo que possa nos causar algum dano espiritual, garantindo-nos que permaneçamos em pé, avançando em nosso caminho.

Escudo da Fé: os soldados usavam um escudo para se proteger das armas do inimigo: uma espada, um punhal ou flechas, que em algumas vezes vinham com a ponta em chamas. O diabo lança seus dardos inflamados na forma de tentações, mentiras e acusações e, com o Escudo da Fé nos protegemos de suas investidas, como confirmamos em I João 5:4: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”.

Capacete da Salvação: assim como a couraça protege o coração, que é o centro de nossas emoções e da nossa vida, o capacete protege o centro de nossa razão, o nosso cérebro, a nossa mente, que é onde o diabo busca agir intensamente. Lembra quando falamos dos Dominadores, que são seres espirituais que tentam destruir a nossa fé e matar a nossa esperança em tudo o que Deus nos promete e revela em sua Palavra? E é a salvação em Jesus Cristo a nossa maior esperança, como podemos confirmar em I Tessalonicenses 5:8: “Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor e tendo por capacete a esperança da salvação.”.

 Espada do Espirito: a espada aqui é a única arma de ataque. No caso, a Espada do Espirito, que é a Palavra de Deus, foi a arma que Jesus usou para vencer o diabo, conforme Mateus 4:10-11: “Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás. Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram.”.

 Amados leitores, muitos dos meus questionamentos sobre a razão de tanta injustiça, tanto sofrimento, tantas doenças que vimos neste mundo foi respondida quando conheci esta mensagem de Efésios 6. A profundidade dos ensinamentos contidos nela confesso que me surpreendem toda vez que a leio e é por este motivo que me sinto na obrigação de compartilhar o que aprendi. Seja um guerreiro de Deus e una-se a este exército para combatermos toda a obra do mal.

Fiquem na Paz do Senhor!

2 comentários em “Seja um guerreiro de Deus!

    1. Ola Cristiane! A Paz do Senhor! Quando comecei a escrever estas mensagens nao tinha a preocupação de colocar as referencias e realmente tambem sinto falta disto. Seu comentario me motivou a fazer isto e procurarei daqui para frente incluir as referencias. Muito obrigado pela sua ajuda. Fique com Deus.

      Curtir

Deixe um comentário