Provérbios 4
18 Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
Se buscarmos no dicionário o significado da palavra vereda, encontraremos que se trata de um caminho estreito, mas também podemos encontrar que é: “Rumo, direção, carreira, ordem ou modo de vida.”. Quanto ao significado da palavra justo, podemos encontrar: “Conforme a justiça, à razão e ao direito. Reto, imparcial, íntegro.”.
Assim, esta mensagem visa descrever como é o caminhar de alguém que pratica a justiça, que busca viver de maneira reta e integra. Poderíamos falar aqui de justiça, nos referindo as leis do homem, as leis que buscam estabelecer regras, princípios ou normas de vida para que tenhamos uma ordem dentro da sociedade, mas estaria me restringindo a algo construído por pessoas sujeitas a falhas e, portanto, baseando-me em algo incompleto. A lei do homem, por mais bem elaborado que possa ser feita, sempre terá brechas, sentidos duplos e obscuros, mas a justiça a qual esta mensagem se refere, é aquela produzida pelo Criador de tudo que podemos ver e daquilo que não conseguimos ainda enxergar.
Deus não só estabeleceu regras, mandamentos para colocar ordem a vida dos homens. Deus também criou leis naturais para reger todo o Universo e Jesus Cristo, quando veio ao mundo, nos ensinou a mais poderosa das leis: a lei do amor. Vejam em I Coríntios 13:8-10 o que Deus fala sobre o amor: “O amor jamais morre; todavia, as profecias deixarão de existir, as línguas cessarão, o conhecimento desaparecerá. Porquanto em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, no entanto, chegar o que é perfeito, o que é imperfeito será extinto. ”.
Mas porque Deus fala que o caminho dos justos é estreito? Por um simples fato, os limites deste caminho são claramente estabelecidos por Deus e se desviar dele, colocar um pé fora dele é muito fácil. Muitas são as ofertas que temos neste mundo para não vivermos a Justiça de Deus, a retidão perante os seus olhos, transgredindo suas leis morais e naturais, mas Ele, na sua infinita misericórdia, nos conduzirá por esta vereda. Ele diz na sua Palavra, em Isaias 42:16: “Conduzirei os cegos por caminhos que eles não conheceram, por veredas desconhecidas. Eu os guiarei; tornarei as mais densas trevas em luz diante deles e farei retos os lugares acidentados. Eis apenas algumas das transformações que realizarei. Eu jamais os desampararei.”.
E são estas transformações que Ele realizará em nós, de forma que atinjamos o brilho perfeito, vivendo tudo o que Jesus nos ensinou. Somos como a luz da aurora, que aos poucos prevalece sobre as trevas da noite, anunciando o amanhecer, até que chegue o dia perfeito, quando somente a lei do amor existirá.
Fiquem na Paz do Senhor!

Muito forte e explicativo tudo q eu li aqui, me exclareceu muita coisa, graças a Deus! Obrigada
CurtirCurtir
Glorias ao Senhor e que Sua Palavra ilumine seu caminho.
CurtirCurtir
Quão linda e agradável a palavra do senhor para os que o temem
Tão feliz e nossa Alma diante do senhor Jesus
Que o senhor continue quiabo seus caminhos .
Apdsjesus ATODOS
CurtirCurtir
Quão linda e agradável a palavra do senhor para os que o temem
Tão feliz e nossa Alma diante do senhor Jesus
Que o senhor continue quiando seus caminhos .
Apdsjesus ATODOS
CurtirCurtir