Ezequiel 47
12 E junto do ribeiro, à sua margem, de uma e de outra banda, subirá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem perecerá o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de alimento, e a sua folha, de remédio.
Temos uma limitação tremenda para compreender as coisas de Deus, mas Ele, de forma simples, busca nos mostrar com aquilo que esta ao nosso alcance, com aquilo que conseguimos compreender com nossos sentidos, o que Ele pode nos proporcionar em nossas vidas.
Assim como não conseguimos ver o ar que respiramos, podemos sentir a sua presença, através do frescor produzido pelo vento no nosso rosto. Podemos sentir ele entrando em nossos pulmões, enchendo-nos com a sua força.
Assim é a presença de Deus em nossas vidas. Não conseguimos vê-lo, mas podemos sentir o seu Espirito lançando sua unção em nossos corações, tornando-o cheio, completo, tirando todo o vazio que possa existir nele e que coisa alguma neste mundo possa suprir.
Nesta mensagem em Ezequiel, o profeta revela uma visão espiritual da presença de Deus e também nos revela uma profecia muito linda que veremos mais a frente.
No versículo 1 deste capitulo, o profeta fala: “Depois disso, me fez voltar à entrada da casa, e eis que saíam umas águas de debaixo do umbral da casa, para o oriente; porque a face da casa olhava para o oriente, e as águas vinham de baixo, desde a banda direita da casa, da banda do sul do altar.”. Esta casa, se buscarmos em outras traduções da bíblia, mostra que era um Templo e, que por debaixo da porta deste Templo, uma corrente de água saia. À medida que o profeta andava, estas águas se aprofundavam cada vez mais. No começo batia nos tornozelos dele, depois alcançavam os joelhos, mais a frente chegava até a cintura, até que já não se podia mais atravessar esta corrente, a não ser nadando, tornando-se um ribeiro.
Assim é a presença de Deus em nossa caminhada espiritual. À medida que vamos conhecendo mais e mais dEle, e deixando que Ele invada nossas vidas, chega um ponto que Ele nos inunda completamente, como um ribeiro de águas.
Deus é este ribeiro e suas águas são a sua Palavra, que é Jesus Cristo, como ele mesmo disse: “mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.” (João 4:14).
Às margens deste ribeiro, a vida resplandecerá, e as árvores que nascerem, representam todos aqueles que decidiram viver ao lado de Deus, se nutrindo de suas águas.
Os frutos que esta arvore dará serão os frutos do Espírito descritos em Gálatas 5:22: “Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”, cada um dado no momento certo em nossa vida, e nos alimentando espiritualmente.
Quanto às folhas, sabemos que é através delas que a planta respira, captando o gás carbônico e, junto com a luz, realizam a fotossíntese, que produz a glicose para ela e oxigênio para o ambiente, purificando o ar que respiramos.
De forma semelhante, aqueles que vivem junto à presença de Deus, podem captar tudo aquilo que é ruim e prejudicial ao mundo e, junto com a Luz de Deus, purificar tudo ao seu redor, sarando o mundo de suas enfermidades, dos seus males.
No começo, eu falei que esta mensagem também nos revela uma profecia muito linda. Em Apocalipse 22:1-2 está escrito: “Então, o anjo me mostrou o rio da água da vida que, translúcido como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, e que passa no meio da rua principal da cidade. De uma e outra margem do rio estava a árvore da vida, que produz doze frutos, de mês em mês; e as folhas da árvore servem para a cura das nações.“.
Esta revelação mostra como será o Paraíso, a Nova Jerusalém. Do Trono de Deus fluirá a sua presença, como um rio de águas límpidas. Estas águas nutrirão a árvore da vida, que fornecerá todo o alimento que necessitaremos. Lá não haverá fome e nem enfermidades, mas se quisermos, podemos começar a viver tudo isto, já nesta vida. Basta estar sempre ao lado de Deus, o nosso ribeiro, e beber das suas águas purificadoras, que é a sua Palavra.
Fiquem na Paz do Senhor!

Glória a Deus, apenas uma correção. Ezequiel 47, no post diz ser Ezequiel 41. Amém!!
CurtirCurtir
Muito obrigado. Já corrigi.
CurtirCurtir