Jesus a Videira verdadeira e nós os seus ramos!

João 15

7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

                No primeiro versículo deste capitulo, Jesus fala: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.”. Esta alegoria onde Cristo se compara a uma videira traz importantes ensinamentos para nós. No segundo versículo Ele diz: “Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.”. Ele nos compara aos ramos desta videira, onde o lavrador, que é Deus, executa, de forma semelhante àquilo que os agricultores fazem para que a videira dê mais frutos. Para que os frutos recebam a seiva, que corre por toda a videira, e chegue a cada cacho, tornando-o mais suculento e doce, é necessário que não haja desperdício. Os ramos e folhas secas, que já não contribuem para a vida da planta, são arrancados e lançados ao fogo. Quanto aos ramos que produzem frutos, as folhas que se secaram, e que também não tem utilidade, são arrancadas para que estes ramos produzam maiores e melhores frutos.

                Esta limpeza que o lavrador faz nos ramos da videira, é o que Deus faz em nós, nos limpando de tudo aquilo que não presta. Somos muitas vezes submetidos a provações por Deus, para arrancar nossas impurezas do espírito e é assim que produziremos mais e mais frutos, os frutos do Espírito, que Deus fala em Gálatas 5:22: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.”.

                Agora, qual a consequência de nos mantermos ligados a Videira que é Cristo? No versículo 7, Ele fala que se estivermos ligados a Ele, e as suas palavras estiverem em nós, guardadas em nossos corações, podemos pedir tudo aquilo que desejarmos, que Ele nos fará.

                Amado leitor! Eu te convido a meditar nestas palavras, como tenho feito todos os dias, e escolher: ser um ramo frutífero ou ser cortado, lançado fora da presença de Deus.

Fiquem na Paz do Senhor!

Deixe um comentário