A fé é o combustível para as bênçãos!

Hebreus 11

6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.

Antes de entendermos este versículo, vamos buscar nas próprias Escrituras Sagradas o que é fé.

Neste mesmo capitulo, no primeiro versículo temos que: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.”. Se olharmos a versão na NTLH, temos: “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.”.

Eu não posso dizer por todos, mas posso dizer por mim. E posso me arriscar em dizer por alguns, pois é o que vejo neste mundo.

Eu acredito que a maioria de nós tem buscado algo na sua vida. Alguns exemplos de buscas que vejo pelo mundo: a riqueza, a saúde, um companheiro, a felicidade. Enfim, são muitas coisas que vivemos buscando e para alcançar, cada um toma um rumo, toma um sentido. E por isso que falamos que a busca é o sentido da nossa vida. Aquele que não busca, fica parado, se entrega, é porque em algum momento, perdeu o sentido de viver.

Em um determinado momento da minha vida, acredito que por volta dos 18 anos, comecei a questionar uma serie de coisas que, muitas vezes, tentei encontrar a resposta naquilo que podia ver, que podia explicar de forma racional, mas não consegui me dar por satisfeito. Era uma busca incessante, muitas vezes em caminhos obscuros, tortuosos, que somente me traziam mais dúvida, mas confusão e me tiravam a paz. Eu passei 24 anos de minha vida, não a todo o momento, porque certamente teria ficado louco, mas com certeza, uma boa parte deste tempo, buscando estas respostas.

Só que depois de todo este tempo, e acredito que pela misericórdia de Deus, pude encontrar a resposta para muitas das minhas questões.

Mas como isto aconteceu? Respondo que não foi da noite para o dia, mas foi e continua sendo até hoje, através do fortalecimento da minha fé.

Vou listar algumas coisas que buscava uma resposta: Deus existe? O mundo em que vivemos foi criado por Deus ou foi obra do acaso? Porque vivo neste mundo? Para onde vou, quando partir deste mundo? Porque há tanto sofrimento, injustiça neste mundo?

Não vou entrar no mérito das respostas para cada uma destas perguntas, mas sim, no rumo que resolvi tomar, para encontra-las.

Cansado, desanimado, inconformado com muitas coisas da vida, resolvi tomar um decisão. Decidi escolher entre a fé e razão. Existe até um louvor muito bonito com este título, que fala da decisão que Abraão teve que tomar quando Deus pediu o sacrifício de seu filho único Isaac, o filho da promessa. Eu tento imaginar o sofrimento, a luta que Abraão passou para tomar a decisão de obedecer ou não a Deus. E que decisão ele tomou? Não fazia sentido, não era racional e lógico Deus haver prometido a Abraão que ele seria pai de uma multidão de nações e Ele mesmo, Deus, quebrar esta promessa. Abraão decidiu ficar com a fé! Decidiu continuar acreditando naquilo que Deus havia prometido e que ele ainda não podia ver. Na Bíblia está escrito: “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa; porventura, diria ele e não o faria? Ou falaria e não o confirmaria?“ (Números 23:19). Agora amado leitor, se você lembrou-se da seguinte passagem: “Então, arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração.” (Genesis 6:6), peço-lhe um pouco mais de paciência, pois mais a frente falarei sobre isto e mostrarei que Deus não se arrepende no sentido que temos de arrependimento.

Voltando, não tenho a pretensão de me comparar com Abraão, mas eu precisava tomar uma decisão em minha vida. Escolher entre e fé e a razão para buscar as respostas que tinha na minha vida. Qual o sentido que deveria tomar em minha vida?

A razão não me trazia as respostas de forma convincente, não me trazia aquilo que buscava, não me trazia a paz em minha vida. Portanto me restou a fé, e Gloria a Deus, por Ele ter criado somente estas duas opções, porque Deus nos fez seres racionais, que pensamos e nos deu a capacidade de usarmos a razão para entendermos muitas coisas, e mesmo aquele que se diz sem fé, incrédulo, ateu, enfim, pratica, sem perceber, o exercício da fé, pois para acreditar na não existência de algo, é ter a certeza de que este algo não existe, mesmo que não possa vê-lo. E isto é fé.

Bom, agora que já sabemos o que é fé, vamos entender a nossa mensagem principal de quem sem fé é impossível agradar a Deus.

Vamos pegar um exemplo do nosso dia-a-dia. Nós queremos receber um favor de alguém conhecido nosso, por exemplo. É claro que esta pessoa nós sabemos que ela existe, pois não faz o menor sentido, pela razão, dizer que conhecemos alguém e dizer que ela não existe, certo? Então, se queremos ter a certeza que vamos receber este favor, temos que acreditar que esta pessoa é capaz de nos atender, mesmo que ainda não podemos ver esta capacidade. Alguma semelhança com fé, ou uma simples coincidência? Agora imagina que esta pessoa saiba que você não acredita nela. Você acha que esta pessoa se agradaria em fazer este favor a você? Pois bem, o que Deus esta nos dizendo é que se quisermos o seu favor, temos que ter fé nEle, acreditar, primeiramente que Ele existe, mesmo que não possamos enxerga-lo. Acreditar na capacidade dEle realizar o que buscamos e, assim, Ele se agradará em galardoá-lo, em recompensá-lo.

Fiquem na Paz do Senhor!

Deixe um comentário