Cristo nos livrou da morte e nos fez filhos de Deus!

Gálatas 3

13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; 14 para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo e para que, pela fé, nós recebamos a promessa do Espírito.

Quando Deus nos fala que “Cristo nos resgatou da maldição da lei,…” precisamos entender primeiro por que existia uma maldição sobre aquele que vivia debaixo da lei. No versículo 10, a palavra fala: “Pois todos os que são das obras da Lei estão debaixo de maldição. Porquanto está escrito: “Maldito todo aquele que não persiste em praticar todos os mandamentos escritos no Livro da Lei”.”.

Vamos voltar ao Antigo Testamento e entender algumas coisas. Antes do povo de Deus entrar na Terra Prometida, Deus estabeleceu através de Moises, mandamentos que o seu povo deveria cumprir, na sua totalidade. A violação de qualquer um destes mandamentos estabelecidos levaria aquele que não o cumprisse, à maldição, pois em Deuteronômio 27:26 está escrito: “Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo!”.

Mas Cristo disse em Mateus (5:17): “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir.”, o que pode parecer uma contradição, pois se Cristo cumpriu toda a lei, e foi considerado maldito porque foi pendurado no madeiro, então só há uma explicação e é aquela onde Cristo tomou sobre si todos os nossos pecados e também porque sabemos que … o salário do pecado é a morte…” (Romanos 6:23). Cristo morreu no nosso lugar, porque pelo pecado de Adão, nosso destino era a morte, a separação de Deus, e Ele se fez maldição por nós.

Agora vamos entender a questão da Promessa do Espirito. Ainda no Antigo Testamento, sabemos que Abraão viveu antes de Moises e que, portanto, não estava debaixo da lei. Mas Deus havia dito a Abrão: “Quanto a mim, eis a minha Aliança contigo: serás pai de uma multidão de nações. E não mais te chamarás Abrão, mas doravante teu nome será Abraão, pois Eu te faço ‘pai de muitas nações’.” (Genesis 17:4-5). Estas palavras provam que Abrão foi justificado pela sua fé e não pelas Obras da Lei, que ainda não existiam, e também confirmam que Deus fez uma promessa a ele e esta promessa se estendeu a sua descendência, como fala no versículo (16): “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua posteridade. Não diz: E às posteridades, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua posteridade, que é Cristo.”. Assim sendo, todo aquele que crê em Jesus Cristo, pela fé passa a ser herdeiro desta Promessa do Espírito, pois como está escrito: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos, logo, herdeiros também, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo;…” (Romanos 8:16-17).

Agora vejam como é maravilhosa e perfeita a Obra Redentora de Jesus Cristo: Ele nos libertou da maldição da lei, que era a morte, morrendo em nosso lugar, e ainda nos transmitiu a herança de sermos chamados filhos de Deus, herdeiro de todas as suas promessas.

Fiquem na Paz do Senhor!

Deixe um comentário