II Crônicas 14
11 E Asa clamou ao SENHOR, seu Deus, e disse: SENHOR, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, SENHOR, nosso Deus, porque em ti confiamos e no teu nome viemos contra esta multidão; SENHOR, tu és o nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem. 12 E o SENHOR feriu os etíopes diante de Asa e diante de Judá; e fugiram os etíopes.13 E Asa e o povo que estava com ele os perseguiram até Gerar, e caíram tantos dos etíopes, que já não havia neles vigor algum; porque foram quebrantados diante do SENHOR e diante do seu exército; e levaram dali mui grande despojo.
O rei Asa, filho do rei Abias, reinou em Jerusalém por 41 anos. Até o trigésimo sexto ano de seu reinado, Asa reinou segundo a vontade de Deus, e “… fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor, seu Deus, porque tirou os altares dos deuses estranhos e os altos, e quebrou as estátuas, e cortou os bosques.” (versículos 2-3).
Durante este período, seu reinado esteve em paz durante dez anos, e Asa aproveitou este momento para edificar cidades fortes, cercando de muros, pois não sofriam de nenhuma ameaça de guerra.
Tinha um exercito de 580 mil homens armados e valentes, quando Zerá, o etíope, saiu contra eles com um exército de um milhão de homens e 300 carros.
Diante desta investida, Asa não se intimidou e foi à guerra, mas reconheceu que seu exército era menor e mais fraco e, por isso, clamou ao Senhor pela sua ajuda.
Deus feriu os etíopes levando-os a fugir do exército de Asa, mas este os perseguiu até não mais terem vigor e Asa venceu-os ficando com todo o seu despojo (o que foi deixado para trás) que era muito grande.
Com isto, podemos aprender que devemos sempre fazer a vontade real de Deus para sermos beneficiados pelo seu favor e, não importa o tamanho do seu obstáculo, se seu inimigo é maior e mais forte que você, pois Deus sempre será maior que tudo. Confie no Senhor, como Asa confiou, e você sempre sairá vitorioso.
Fiquem na Paz do Senhor!
